Descrição de chapéu AIDS

Morre de leucemia a primeira pessoa curada do HIV no mundo

Timothy Ray Brown recebia cuidados paliativos em sua casa em Palm Springs, na Califórnia, onde morava

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Timothy Ray Brown, a primeira pessoa a ser curada da infeçção pelo HIV, morreu nesta terça (29) em decorrência de leucemia, doença que motivou o tratamento histórico em 2008.

O anúncio foi feito pelo seu parceiro, Tim Hoeffgen, nas redes sociais. Brown recebia cuidados paliativos em sua casa em Palm Springs, na Califórnia, onde morava.

Para tratar a leucemia, há 13 anos ele recebeu um transplante de medula de um doador com um gene hereditário raro, associado à redução do risco de contrair HIV. Desde então, todos os testes para HIV foram negativos.

0
Timothy Brown, conhecido como 'paciente de Berlim', primeiro paciente curado de HIV após um transplante de medula óssea, (12/04/2019) - Patricia Stavis/Folhapress

Apelidado de “o paciente de Berlim” (onde morava na época do transplante), Brown participava de conferências sobre a doença no mundo todo. Ele esteve no Brasil no ano passado para participar de uma convenção sobre o tema na USP.

Por anos, ele pensou estar curado também da leucemia, mas câncer voltou no fim do ano passado e se espalhou rapidamente.

Em entrevista à Folha, em abril do ano passado, ele disse que, às vezes, se sentia culpado pela cura do HIV, enquanto tantos outros ainda morrem pela doença.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.