Descrição de chapéu Coronavírus

Escarcéu político por causa de vacina é tradição centenária no Brasil

Reação de Bolsonaro à obrigatoriedade da vacinação e desconfiança sobre imunização não são inéditas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Carlos (SP)

Políticos armando um escarcéu por causa de projetos de vacinação podem ser considerados uma tradição centenária no Brasil e no mundo. “Não tem nome, na categoria dos crimes de poder, a violência, a tirania de me envenenar com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte”, vociferava o jurista e ex-ministro da Fazenda Ruy Barbosa (1849-1923), ao se opor à obrigatoriedade da vacina contra a varíola em 1904.

A retórica do escritor baiano não é muito diferente das reações de líderes políticos e religiosos à vacinação generalizada e/ou compulsória em diversos lugares do mundo desde o século 18, quando a imunização contra doenças infecciosas começou a ser dominada e colocada em prática de modo mais amplo.

Bonde tombado na praça da República, no Rio de Janeiro, durante a Revolta da Vacina - Divulgação

Em parte, a resistência pode ser explicada pelo fato de que, durante muito tempo, os riscos associados ao procedimento eram bem maiores do que o considerado aceitável hoje. Também havia pouca compreensão sobre como as imunizações funcionavam, e as técnicas rudimentares podiam levar à transmissão de outras doenças durante o processo. Por fim, as autoridades às vezes usavam a vacinação como parte de políticas públicas higienistas, que discriminavam populações carentes ou minorias.

Intervenções que acabariam dando origem aos métodos modernos de vacinação começaram a se espalhar pela Europa e pela América do Norte por volta de 1720, quando a técnica conhecida como variolação, praticada tradicionalmente em locais como a China ou a Índia, passou a ser empregada por médicos ocidentais.

O método consistia em obter material de pústulas ou fluidos de pessoas com varíola e inseri-los em cortes superficiais na pele de quem desejava ser imunizado. Sabia-se que, dessa maneira, aumentavam as chances de que a pessoa desenvolvesse um caso leve da doença e ficasse imune pelo resto da vida.

Testes feitos pelo cirurgião norte-americano Zabdiel Boylston mostraram que a variolação era mais segura que a doença normal: de 300 pessoas que ele tratou, apenas seis morreram (1 em cada 50), enquanto, na mesma época, uma epidemia de varíola matou mil entre 6.000 infectados (1 em cada 6). O sucesso valeu a Boylston a eleição como membro da Royal Society, ainda hoje a principal associação científica britânica, em 1726.

Apesar do êxito, líderes religiosos como o teólogo britânico Edmund Massey se opuseram à prática – Massey chegou a escrever o panfleto “A Prática Perigosa e Pecaminosa da Inoculação”, dizendo que o procedimento era uma “operação diabólica” que impedia que Deus punisse os pecadores com doenças.

A vacinação propriamente dita começou com o trabalho do médico britânico Edward Jenner (1749-1823). “Ele notou que as mulheres que faziam a ordenha de vacas tinham pústulas, mas não pareciam contrair varíola. Com material extraído de uma lesão de varíola bovina de uma das ordenhadeiras, ele inoculou um menino de oito anos. O menino sobreviveu”, escreve o jornalista americano Matt Richtel em seu livro “Imune”, uma história dos estudos sobre o sistema de defesa do organismo.

Caricaturas da época mostravam pacientes desenvolvendo pequenas cabeças de vaca em seus narizes e bochechas, e alguns críticos suspeitavam que a prática poderia levar à transmissão de moléstias como sífilis e tuberculose (análises modernas mostram que o risco de fato existia, devido à falta de métodos antissépticos, embora fosse baixo). Mas a prática foi um avanço tremendo para a época, e o governo britânico, nos anos 1840 e 1850, aprovou leis que primeiro ofereciam vacinação gratuita para bebês e, mais tarde, tornaram-na obrigatória, estabelecendo multas e até prisão para os pais que não seguissem a legislação.

Os responsáveis por fiscalizar essas medidas, porém, eram membros dos governos municipais do Reino Unido, e muitos deles, pressionados pela população, puseram-se a fazer vista grossa aos que não vacinavam seus filhos. Debates no Parlamento e na imprensa também davam voz aos contrários à obrigatoriedade, que ganharam apoio de gente como o escritor George Bernard Shaw e o biólogo Alfred Russel Wallace (descobridor, ao lado de Darwin, da teoria da seleção natural). Por fim, no começo do século 20, o governo britânico passou a aceitar declarações de “objeção de consciência” dos que não queriam vacinar seus filhos.

No Brasil, embora a vacinação contra varíola fosse praticada em alguma medida desde meados do século 19, o que deflagrou a oposição virulenta de Ruy Barbosa e outros políticos de peso da República Velha foi a aprovação de uma lei em favor da imunização compulsória durante o mandato do presidente Rodrigues Alves, que começou em 1902.

O político e diplomata Ruy Barbosa
O político e diplomata Ruy Barbosa - Reprodução

Alves e seu aliado Francisco Pereira Passos, prefeito do Rio de Janeiro (então capital do país), impuseram um programa radical de reforma urbana que desapropriou e demoliu sumariamente milhares de casas ocupadas pela população pobre da cidade. O objetivo era melhorar o tráfego entre as instalações portuárias e o resto da metrópole e diminuir a propagação de doenças infecciosas, como a febre amarela.

O esforço sanitarista, conduzido pelo jovem médico Oswaldo Cruz, deu resultados, mas violou sistematicamente os direitos dos cariocas mais humildes. Com a aprovação da lei da vacinação obrigatória contra a varíola, que permitia às equipes do governo invadir casas e fazer inoculações à força, políticos de oposição começaram a insuflar a população, já descontente, contra a iniciativa.

O sanitarista Oswaldo Cruz - Reprodução

Em parte, o machismo impulsionava a desconfiança. “Absurdo maior seria pensar que, enquanto os maridos trabalhavam, suas esposas e filhas eram obrigadas a levantar as roupas para os agentes sanitários lhes vacinarem os braços”, diz o infectologista Stefan Cunha Ujvari em seu livro “História das Epidemias”. “Embora não faltasse lógica à campanha, ela deveria ter sido mais bem comunicada à população”, resume o jornalista Rodrigo Vizeu no livro “Os Presidentes”.

Oficiais do Exército acharam que seria possível usar a agitação para dar um golpe e instalar uma ditadura. Bairros populares do Rio passaram dias em polvorosa, com depredações da iluminação e do transporte público e combates contra a polícia. O governo de Rodrigues Alves sobreviveu ao caos, mas a Revolta da Vacina, como ficou conhecida, acabou levando à suspensão da vacina obrigatória.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.