Descrição de chapéu Coronavírus

Livro de Atila Iamarino e Sônia Lopes apresenta conceitos-chave sobre Covid-19 para estudantes

Biólogo e professora da USP ilustram em livro didático o que se sabe sobre a pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto as escolas do país reabrem para alunos de ensino médio após meses fechadas por causa da pandemia de Covid-19, um novo livro didático sobre a doença e voltado justamente para esse público chega ao país.

A obra, escrita pelos biólogos Atila Iamarino e Sônia Lopes, fala do novo coronavírus do ponto de vista de várias disciplinas: biologia, química, física, matemática, história e geografia, filosofia e comunicação. Afinal, a pandemia não se trata só de um vírus mas também de fake news, negacionismo da ciência e devastação ambiental, entre outros fatores.

O livro é dividido em seis capítulos e conta ainda com atividades e um vasto material de apoio, com links para vídeos e reportagens publicadas sobre Covid-19 que auxiliam na contextualização.

Para Iamarino, que também é colunista da Folha, a ideia do livro partiu do desafio de levar o tema às escolas. "Não dá para explicar a pandemia apenas sob a ótica de uma disciplina. Os conteúdos abordados no livro são fatos que não vão mudar, e embora a narrativa da Covid-19 mude constantemente, o material vai ser duradouro."

À luz da biologia, o primeiro capítulo explica como surgem as doenças infecciosas que podem passar de outros animais para os seres humanos, como o vírus invade as células e ataca os órgãos e como o corpo humano reage a novas infecções.

Para entender como ocorre a transmissão de indivíduo para indivíduo —que hoje sabemos que é principalmente por gotículas de espirro ou tosse contendo o vírus ou partículas aerossóis em suspensão no ar mas também por superfícies contaminadas—, os autores lançam mão de infográficos para mostrar o que acontece quando duas pessoas conversam com ou sem máscara e qual a probabilidade de contágio entre elas.

A importância das vacinas e como elas contribuíram para a erradicação de diversas doenças infecciosas aparecem no segundo capítulo, que conta ainda com um passo a passo detalhado das etapas de pesquisa e desenvolvimento de uma vacina e as diferentes tecnologias utilizadas pelas vacinas em produção contra a Covid-19.

Conceitos que se tornaram comuns neste ano, como a taxa de contágio (R0), média móvel e as chamadas curvas epidemiológicas, estão presentes no livro para exemplificar como foi a situação da Covid-19 em diversos países em função das medidas sanitárias adotadas e da capacidade hospitalar.

Além de explorar como a pandemia ocorreu nos diferentes países, o quarto capítulo aborda a pandemia no Brasil de dois pontos de vista distintos: um social, evidenciando como os casos e óbitos acumulados foram maiores em regiões periféricas e desassistidas, e outro de políticas públicas.

Por fim, os autores apresentam um panorama das pandemias passadas que já assolaram a humanidade, como a peste bubônica, a gripe espanhola de 1918, a gripe suína de 2009 e outras epidemias causadas por coronavírus (a Sars e Mers).

A revolta da vacina é abordada para introduzir a questão central hoje em discussão sobre a Covid-19 —a obrigatoriedade da vacinação — e como a queda na cobertura vacinal vem aumentando em decorrência de movimentos antivacinas cada vez mais crescentes.

Os autores deixam ainda um espaço aberto para discussão sobre como será o “novo normal", o que aprendemos com a pandemia, como nos preparar para uma possível epidemia futura e o que resta ainda saber sobre as vacinas futuras.

O livro, lançado em formato impresso, será disponibilizado também em formato digital a todos que o adquirirem até o final de novembro.

Corona Vírus - Explorando a pandemia que mudou o mundo
Atila Iamarino e Sônia Lopes, editora Moderna, R$ 75,00 (185 páginas)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.