Descrição de chapéu Coronavírus

Ministro da Saúde tem resultado negativo para Covid, mas segue monitorado em casa, diz pasta

Pazuello recebeu alta hospitalar nesta terça após ficar quase quatro dias internado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu resultado negativo em novo teste de Covid-19, segundo informou nesta quarta (4) o Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, exame realizado nesta terça (3) "deu negativo para a imunoglobulina IgM – o que demonstra que o vírus não está mais ativo no organismo – e positivo para a imunoglobulina IgG – que detecta anticorpos de proteção contra a doença".

Pazuello, porém, ainda "segue sendo monitorado pela equipe médica que o acompanha desde o início do tratamento da doença", diagnosticada no dia 21 de outubro.

Em nota, o ministério não informou detalhes do que levou à decisão de manter o monitoramento. Disse apenas que o ministro "está bem" e é acompanhado em sua casa, em Brasília. A previsão é que ele retorne à pasta na próxima semana.

Pazuello recebeu alta hospitalar do Hospital das Forças Armadas na terça-feira (3), após quase quatro dias de internação na unidade e em um hospital particular.

Na sexta (30), a pasta informou que o ministro foi diagnosticado com desidratação após fazer exames previstos no tratamento da Covid, o que levou à internação em um hospital da rede particular para tomar soro.

Até então, a informação era de que ele seria liberado em breve. A saída, porém, só ocorreu no domingo, quando o ministro deu entrada no Hospital das Forças Armadas.

Em nota divulgada na data, a pasta informou que o ministro "passaria a noite no hospital" para ser acompanhado pela equipe médica. A alta ocorreu apenas na terça (3).

Pazuello foi diagnosticado com Covid-19 no dia 21 de outubro, após relatar a auxiliares que sentira febre e mal-estar. O quadro o levou a cancelar agendas da pasta.

Inicialmente, o ministro ficou em isolamento no hotel de trânsito de oficiais militares, em Brasília.

Um dia após o diagnóstico, porém, Pazuello recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro e participou de uma transmissão ao vivo com o presidente, em que ambos estavam sem máscara.

Questionado pelo presidente sobre quais medicamentos estava tomando, o ministro respondeu que tomava hidroxicloroquina associada a outros remédios e disse ter sentido melhora.

Bolsonaro então aproveitou a ocasião para fazer uma defesa da hidroxicloroquina. O medicamento, porém, não tem comprovação de eficácia contra a Covid-19.

O presidente também usou o momento para comentar a crise que levou o ministério a recuar de um anúncio da compra de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, em desenvolvimento pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac. “Um manda, e o outro obedece”, afirmou Pazuello em meio a polêmica.

Até o momento, ao menos 12 ministros do governo já foram diagnosticados com Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.