Brasil registra 321 mortes e 26 mil novos casos de Covid-19, mostra consórcio de imprensa

País soma 176 mil vítimas e mais 6,6 milhões de infecções por coronavírus; média móvel de mortes é a maior desde início de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 321 mortes pela Covid-19 e 26.243 casos da doença, neste domingo (6), em semana com número elevado de contaminação. Com isso, o país chegou a 176.962 óbitos e a 6.602.942 de infecções pelo novo coronavírus desde o começo da pandemia.

Aos finais de semana e feriados, os números tendem a ser menores porque há menos equipes de plantão nas secretarias estaduais de Saúde.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Além dos dados diários do consórcio, a Folha também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 588, a mais alta registrada desde 11 de outubro (dia em que a média foi de 590).

A variação foi de 22% em relação a sete dias atrás —um cenário de aumento de mortes.

Nas últimas semanas, o país variou entre situações de queda da média, chegando a uma estabilidade posterior e, recentemente, passando a apresentar crescimentos.

A média recente, porém, foi afetada por um apagão de dados de alguns estados. De toda forma, dados do país e especialistas que os acompanham têm apontado tendências de aumento de casos de Covid-19, o que normalmente precede o crescimento das mortes pela doença.

O Sul é a região do país com maior aumento na média móvel de mortes (+73%). Mas só o Centro-Oeste teve queda.

Os estados com crescimento da móvel de mortes são: Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Já segundo o boletim do Ministério da Saúde, divulgado neste domingo, o Brasil registrou nas últimas 24 horas 313 novas mortes em decorrência da Covid-19. A pasta ressalva que o estado do Ceará não atualizou seus indicadores no período.

O país chega agora a 176.941 óbitos desde o início da pandemia.

Também nas últimas 24 horas, foram registrados 26.363 novos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. O número total de pessoas que contraíram a doença subiu para 6.603.540.

​Um total de 5.776.182 pessoas se curaram da Covid-19.

O estado de São Paulo segue o mais afetado pelo novo coronavírus, com um total de 43.015 mortes causadas pela Covid 19. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (23.131 mortes), Minas Gerais (10.336), Ceará (9.693) e Pernambuco (9.148).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.