Descrição de chapéu Coronavírus

Maior parte de SP fica fora da fase vermelha até dia 1º; veja o que pode funcionar

Comércio de rua registrou movimento nesta segunda (28) na capital paulista após restrição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A maior parte do estado de São Paulo retornou à fase amarela da quarentena em função da pandemia de Covid-19 nesta segunda-feira (28), primeiro dia útil após o Natal.

A região de Presidente Prudente é a única do estado que continuará na fase vermelha –a medida passou a valer por lá no dia 22.

Movimentação na rua 25 de Março, zona central de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (28)
Movimentação na rua 25 de Março, zona central de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (28) - Bruno Santos/Folhapress

O estado havia regredido à fase vermelha, a mais restritiva do plano de contenção da pandemia, entre os dias 25 e 27 (Natal). A mesma medida voltará a valer nos dias 1, 2 e 3 de janeiro (Ano Novo). A mudança de fase foi imposta pelo governo Doria (PSDB) pelo temor de um descontrole da pandemia após as festas de fim de ano, já que nas últimas semanas São Paulo registrou um crescimento de 54% no número de casos e de 34% no número de óbitos.

Na fase vermelha, podem funcionar apenas as atividades consideradas essenciais, como os serviços de saúde e supermercados.

Já na fase amarela, a intermediária entre as cinco existentes, o comércio de rua pode funcionar, por exemplo. Desde as primeiras horas desta segunda (28), lojas da rua 25 de Março, reduto do comércio popular da região central da capital paulista, já estavam abertas e muitas pessoas circulavam pelo local.

Parques, clubes sociais, restaurantes, bares e salões de beleza também poderão voltar às atividades, desde que implementem protocolos de higiene e distanciamento social.

Em Presidente Prudente, as medidas de contenção da pandemia seguirão rígidas devido ao aumento de óbitos e casos de Covid-19 superior à estrutura de atendimento da região.

Por lá, a taxa de ocupação de leitos atingiu 83,1%. Mas nem por isso, a cidade vem respeitando as medidas impostas pelo governo.

Reportagem da Folha mostrou que uma fiscalização realizada pela prefeitura da cidade encontrou ao menos 20 estabelecimentos abertos neste último sábado (26), entre lojas, restaurantes e bares.


Veja o que fecha na fase vermelha

  • Shopping centers galerias e estabelecimentos congêneres
  • Comércio
  • Serviços em geral
  • Bares, restaurantes e similares
  • Salões de beleza e barbearias
  • Academias e centros de ginástica
  • Eventos, convenções e atividades culturais, como cinemas e teatros
  • Concessionárias

Seguem funcionando, mediante protocolos de higiene e distanciamento

  • atividades religiosas, como missas e cultos
  • supermercados, padarias e açougues
  • serviços de saúde, inclusive farmácias e clínicas, além de hospitais
  • Transportadoras, oficinas de automóveis e motos, postos de gasolina
  • Serviços de transporte público
  • Bancos
  • Pet shops

Além de Presidente Prudente, outras regiões do estado preocupam o governo, como um grupo de 19 cidades que não seguiram as regras da fase vermelha no Natal e atraíram, inclusive, muitos turistas.

Estão nesse grupo as litorâneas Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela.

Constam ainda na lista as cidades de Mogi das Cruzes e Cotia, na região metropolitana; e as do interior: Bauru, Olímpia, Catanduva e Socorro.

A Folha mostrou que as prais da Baixada Santista ficaram apinhadas de gente neste último final de semana, sem distanciamento social entre os banhistas e com baixo uso de máscaras.

Segundo o governo Doria, os nomes das 19 cidades que descumpriram as medidas da fase vermelha foram enviados ao Ministério Público, e elas poderão sofrer sanções na Justiça.

Além das medidas excepcionais do final do ano, o estado de São Paulo já se encontrava na fase amarela desde o dia 30 de novembro, após ter passado 45 dias na fase verde, que permite o funcionamento de todas as atividades desde que cumpridos os protocolos de higiene, distanciamento social e pequena restrição de horários.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.