Descrição de chapéu Coronavírus

Governo reconduz presidente da Fiocruz para novo mandato

Nísia Trindade Lima teve reunião com Bolsonaro e deve ficar à frente da entidade até 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo decidiu reconduzir Nísia Trindade Lima para o cargo de presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde que está à frente da produção no Brasil da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca.

A portaria com a recondução de Nísia para um novo mandato de quatro anos foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

A norma foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, que teve uma reunião com a presidente da Fiocruz e com o presidente Jair Bolsonaro na manhã desta segunda-feira (11).

Nísia foi a primeira colocada numa eleição interna realizada em novembro. Durante a disputa, grupos bolsonaristas fizeram campanha para Florio Polonini Junior, mas ele teve baixa votação e ficou de fora da lista tríplice encaminhada para o governo federal.

Presidente Jair Bolsonaro, ao lado da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima - Marcos Corrêa/Presidência da República

Doutora em Sociologia e servidora da Fiocruz desde 1987, Nísia iniciou seu primeiro mandato à frente da entidade em 2017.

A Fiocruz tem no Brasil um acordo para a produção da vacina Oxford/AstraZeneca, a principal aposta do governo federal para a campanha brasileira de vacinação contra a Covid-19.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tem dito que na hipótese mais otimista a imunização da população deve ocorrer a partir de 20 de janeiro.

O governo federal está em tratativas para viabilizar a importação de um primeiro lote de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, numa tentativa do iniciar campanha de vacinação ainda em janeiro.

A produção nacional do imunizante pela Fiocruz deve ocorrer em um segundo momento.

Na semana passada, Pazuello informou que o país tem garantidas 212 milhões de doses do imunizante.

A outra vacina que deve ser usada em grande escala na vacinação no Brasil é a produzida pelo instituto Butantan em parceria com uma farmacêutica chinesa.

A previsão é que o Ministério da Saúde adquira 100 milhões de doses da Coronovac, com um primeiro lote (46 milhões) previsto para ser entregue até abril e o restante ao longo do ano, mediante opção de compra pelo Ministério da Saúde.

Tanto o Butantan quanto a Fiocruz já fizeram o pedido junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de registro emergencial dos respectivos imunizantes. No fim de semana, a Anvisa informou que a Fiocruz enviou todos os documentos para análise, mas cobrou mais dados do Butantan.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.