Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Com 1.090 novos óbitos nas últimas 24h, Brasil passa de 240 mil mortes por Covid-19

País segue com média móvel de mortes alta e tem mais de 55 mil novas infecções pela doença, mostra consórcio de imprensa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 1.090 mortes pela Covid e 55.428 casos da doença, nesta terça-feira (16). Com isso, o país chega a 240.985 óbitos e a 9.921.339 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia. ​

Os dados do país são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Além dos dados diários, a Folha também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 1.057. Nas últimas semanas, a média tem se mantido acima de 1.000, o que representa um patamar bastante alto, mostrando que a pandemia está em ritmo acelerado.

A região Norte puxa a alta, já que teve aumento de 61% da média móvel de mortos. Entre os estados mais afetados estão Acre, Amazonas e Piauí, além de Goiás, Maranhão, Pernambuco.

O consórcio de imprensa também mostra que 5,5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid no Brasil, ou 2,6% da população, e 308 mil, a segunda.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.