Descrição de chapéu Coronavírus

Dentista passa 16h na fila para vacina contra Covid-19 em Ribeirão Preto (SP)

Cidade paulista começou na quarta a imunizar profissionais de saúde autônomos contra o coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernanda Testa
Ribeirão Preto

“Queria garantir que seria vacinado. Agora, o sentimento é de liberdade e alívio”, diz o cirurgião-dentista Christian César Wolf, 43, após passar 16 horas na fila para ser o primeiro a ser imunizado contra Covid-19 nesta sexta-feira (5), em Ribeirão Preto, no interior paulista. Foi o último dia da campanha de vacinação voltada a profissionais de saúde autônomos no município.

Profissionais autônomos de saúde fazem fila que dobra o quarteirão para vacinação contra Covid-19 em Ribeirão Preto - Divulgação

A imunização do grupo em Ribeirão Preto começou na última quarta-feira (3). Segundo a prefeitura, 4.200 profissionais de saúde autônomos receberam a primeira dose da vacina.

Wolf conta que, na quinta-feira (4), decidiu sair do consultório e ir direto a um dos pontos de vacinação para garantir seu lugar na fila. “Ouvi dizer que as filas foram enormes nos primeiros dias e que a demanda não atenderia todos os profissionais. Cheguei por volta das 17h e fiquei aguardando até a abertura dos portões por volta das 7h do dia seguinte.”.

Para o dentista, ter recebido a primeira dose da vacina é como encarar um “pesadelo que está acabando”. Segundo Wolf, a imunização é sinônimo de segurança para que ele possa trabalhar sem receio de contrair a doença de forma grave. “[A vacina] É fundamental, pois dentistas trabalham na origem do contágio, com contato com saliva, aerossol e gotículas”, disse.

Desde o início da campanha de vacinação, no final de janeiro, Ribeirão Preto imunizou 18.492 pessoas, entre elas profissionais de saúde (municipais e autônomos) e 2.440 idosos que vivem em asilos.

Na próxima segunda-feira (8), o município dá início à vacinação de idosos em geral. Num primeiro momento, serão contemplados os idosos com 90 anos ou mais. De acordo com o prefeito Antônio Duarte Nogueira Júnior (PSDB), a população nessa faixa etária corresponde a aproximadamente 5.000 pessoas.

As vacinas estarão disponíveis em 36 unidades de saúde da cidade, das 8h30 às 16h30. Os idosos deverão fazer agendamento prévio para a imunização pelo site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou via telefone: (16) 3977-9441 ou (16) 3977-9442.

Idosos acamados, segundo a prefeitura, já foram mapeados e serão vacinados em domicílio por profissionais da saúde do município.

Não há ainda data prevista para pessoas abaixo de 90 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.