Descrição de chapéu Coronavírus

Ex-presidente Lula é vacinado contra a Covid-19 e critica gestão Bolsonaro

Lula recebeu a primeira dose do imunizante em drive-thru montado em São Bernardo do Campo (SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gonçalves (MG)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, neste sábado (13), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, a doença causada pelo coronavírus.

O imunizante foi aplicado numa estação de vacinação drive-thru montada pela secretaria de Saúde da cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, onde o ex-presidente mantém uma residência.

Lula tem 75 anos, e receberia a primeira dose só nesta segunda-feira (15), mas a prefeitura de São Bernardo do Campo resolveu iniciar a imunização de pessoas entre 75 e 76 anos já neste sábado.

Ex-presidente Lula dentro de carro após receber primeira dose da Coronavac, neste sábado (13), em São Bernardo do Campo (SP)
Ex-presidente Lula dentro de carro após receber primeira dose da Coronavac, neste sábado (13), em São Bernardo do Campo (SP) - Carla Carniel/Reuters

Após se imunizar, Lula gravou um vídeo com o seu cartão de vacinação, que mostra que ele recebeu uma dose da Coronavac, a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Lula disse estar um ano em casa por causa da pandemia de Covid-19, e pediu para que a população tenha consciência sobre a crise sanitária, que fez do Brasil uma preocupação mundial pela explosão de casos, internações e óbitos por Covid-19.

“Se você não gosta de você, goste do seu pai, goste da sua mãe, do seu filho, do seu neto, da sua tia, do seu tio, dos seus amigos porque se você pegou, vai passar para frente. Então, nem pegue e nem passe. Esse é o lema”, afirmou.

O ex-presidente também aproveitou a primeira etapa de sua vacinação para tecer críticas à gestão da pandemia do governo Bolsonaro (sem partido). “Por isso, o presidente da República [Jair Bolsonaro] precisa parar de ser ignorante. O seu ministro da Saúde [ Eduardo Pazuello] precisa parar de ser ignorante e parar de tratar as pessoas como se elas fossem ignorantes nesse país”.

“Eles têm que aprender a respeitar o sentimento do povo brasileiro e garantir vacina para todo mundo”, afirmou Lula. O governo federal, segundo Lula, “tem que cumprir a responsabilidade de comprar a vacina para todo mundo e distribuir para que todos os brasileiros tenham o direito à vacina”.

O ex-presidente disse estar feliz após ter tomado a primeira dose da Coronavac e espera que ela dê o resultado pretendido para ele e aos demais vacinados porque tudo o que “o povo quer é tomar a vacina para se ver livre desse monstro chamado coronavírus.”

O ex-presidente também exaltou o trabalho da Fiocruz e do Butantan, dois institutos de pesquisa que estão à frente da produção de vacinas contra a Covid-19 no país.

Mas voltou a criticar o governo Bolsonaro pela falta de uma vacina de bandeira nacional contra o coronavírus. “Se tivéssemos um governo que tivesse pensado seriamente e não tivesse brincado e falado tanta bobagem, a gente já estaria produzindo o suficiente para o nosso povo”, disse.

“Só quem gosta da gente é a gente mesmo. Então, se cuidem, para que amanhã vocês não venham chorar a perda de um ente querido”, finalizou o ex-presidente no vídeo publicado em seu canal no Youtube ao lado do deputado federal Alexandre Padilha (PT), que foi seu ministro de Relações Institucionais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.