Descrição de chapéu Coronavírus trânsito

Feriado antecipado tira poucas pessoas dos ônibus de SP, mas congestionamento diminui

Apesar dos dados, Bruno Covas disse nesta terça (30) que há evolução no isolamento na capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A antecipação dos feriados na cidade de São Paulo tirou poucas pessoas dos ônibus nesta segunda-feira (29), de acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A decisão da prefeitura teve pouco impacto sobre o isolamento social na capital.

Cerca de 1,17 milhão de pessoas foram transportadas nos ônibus da SPTrans nesta segunda. Na semana passada (22), o número de passageiros que pegaram ônibus na cidade foi ligeiramente maior, de 1,46 milhão. Há 15 dias (15), antes do início da fase emergencial, que controla a circulação na cidade e restringe o funcionamento de serviços essenciais, foram 1,5 milhão de pessoas. Não houve diminuição no número de veículos usados: em todos os dias 11.308 ônibus foram colocados nas ruas.

Por outro lado, o trânsito melhorou. A CET registrou 5 km de lentidão nesta segunda, contra um congestionamento bem maior na semana passada, de 15 km. Na segunda anterior, durante a fase vermelha, que impunha menos restrições, foram 13 km.

Os feriados antecipados também tiveram pouco efeito sobre o isolamento social na cidade, que ficou em 44% nesta segunda. O valor registrado é dois pontos percentuais maior do que o das duas semanas anteriores, de 42%.

No estado, o isolamento médio também foi de 44% nesta segunda. Tanto na segunda passada como na anterior a média foi de 43%.

Com a fase emergencial, um dos objetivos do governo paulista era manter o isolamento social acima de 50%. Desde o início o parâmetro só foi atingido aos domingo, quando o sistema marcou 51%.

A nova fase estava prevista para acabar nesta terça-feira (30). A soma dos baixos índices de isolamento social e o iminente colapso do sistema de saúde, porém, fez com que o governo Doria a prorrogasse até o dia 11 de abril. O anúncio foi feito na última sexta-feira (26), pelo o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).

"Em virtude dos números da pandemia, da insistência da pandemia, apesar de todas as medidas adotadas, o governo de São Paulo prorroga até 11 de abril a fase emergencial", disse durante coletiva de imprensa.

A ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19, porém, está estável. Nesta segunda, 92,2% dos leitos do estado estavam lotados, enquanto na Grande São Paulo a taxa é de 91,8%. Em relação à semana passada a variação foi mínima: o estado tinha lotação de 92,3% e a região metropolitana da capital era de 91,7%.

Essa estabilidade é devido à desaceleração do número de internações nos hospitais de São Paulo. Reportagem da Folha mostrou que diminuiu o ritmo de internações no estado e na capital nos últimos seis dias, dando indícios que as medidas de restrição começam a surtir algum efeito.

O número de internados em UTIs cresceu 2,6% ao dia entre 6 e 20 de março no estado, mas nesta segunda caiu para 0,7%.

Ainda assim, a desaceleração não indica que há menos mortes. Nesta terça, São Paulo registrou 1.209 óbitos por Covid-19 em um único dia, batendo um novo recorde. O estado atingiu 73.492 mortes em decorrência da Covid-19 e cerca de 2,4 milhões de casos desde o início da pandemia.

O prefeito de São Paulo Bruno Covas, porém, disse na manhã desta terça-feira (30), durante uma entrevista coletiva de imprensa, que há evolução no isolamento na capital.

Ele se guia pelas métricas utilizadas pela prefeitura para medir a taxa média de isolamento social, que diferentemente do governo paulista, leva em consideração catracas de ônibus, notas fiscais emitidas e o trânsito da cidade.

Já o sistema do estado calcula a taxa de isolamento social por meio dos dados das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, registrando o deslocamento do celular do usuário durante o dia em relação ao local onde esteve pela noite. Se ultrapassar 200 metros, ele entende que a pessoa saiu de casa.

“Nós utilizamos outros critérios desde o começo da pandemia e isso vem mostrando um aumento das pessoas que permanecem dentro de casa, o que mostra um acerto da decretação dos feriados”, disse Covas.

Apesar de ser categórico ao afirmar a melhora no índice de isolamento social na capital, não apresentou dados. Já os do governo do estado, disponíveis na internet e atualizados diariamente, mostram outra realidade.

Neste sábado (27), o isolamento médio na cidade foi de 45% —no sábado passado (20), o sistema registrou 46%. Já no domingo (28), a média foi de 50%, enquanto no domingo passado (21) foi de 51%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.