Descrição de chapéu Coronavírus

Janssen enviou à Anvisa pedido de uso emergencial de vacina contra a Covid-19

A agência reguladora terá sete dias para analisar os dados e decidir sobre a liberação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Janssen enviou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quarta-feira (24) pedido de autorização para uso emergencial da vacina contra a Covid-19.

Agora, a agência reguladora terá sete dias para analisar os dados e decidir sobre a liberação.

A vacina da Janssen já recebeu o selo de boas práticas na fabricação. A etapa é um dos requisitos para que fabricantes possam solicitar o uso emergencial ou o registro definitivo da vacina.

Vacina da Janssen usada para funcionários da companhia American Airlines, em Chicago (EUA) - Scott Olson - 9.mar/Getty Images/France Presse


O governo federal assinou contrato com a Janssen para adquirir 38 milhões de doses do imunizante no dia 19 de março. A vacina necessita somente de uma dose.

O cronograma do Ministério da Saúde prevê 16,9 milhões de doses até fim de julho, e o restante até novembro.

Desde o início do ano o até então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prometia a compra de doses das vacinas da Janssen e da Pfizer, mas reclamado publicamente das negociações.

Pressionado pelo atraso na vacinação e diante de cláusulas impostas pelos laboratórios, Pazuello decidiu pedir ajuda e compartilhar com o Palácio do Planalto a responsabilidade de comprar as vacinas.


O governo federal decidiu fechar contrato após aprovação de um projeto de lei no Congresso que visava destravar a compra dos dois imunizantes. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o projeto de lei.

O imunizante da Janssen foi aprovado no final de fevereiro pela FDA, agência reguladora de medicamentos e produtos alimentares dos Estados Unidos.

A vacina também foi recomendada pela Agência (EMA) Europeia de Medicamentos no dia 11 de março. O órgão informou que o imunizante é seguro e eficaz para adultos a partir de 18 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.