Descrição de chapéu Coronavírus

Sobe número de passageiros nos ônibus de São Paulo

Taxa de ocupação das UTIs no estado, inclusive na região metropolitana da capital, segue em ritmo de queda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O número de pessoas circulando nos ônibus da cidade de São Paulo subiu nesta quinta-feira (15), quando a capital estava na fase vermelha, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Também houve leve aumento no trânsito da capital. Nesta sexta (16), o governo paulista anunciou uma fase de transição para o estado a partir de domingo (18).

Cerca de 1,63 milhão de passageiros foram transportados nesta quinta, aproximadamente 50 mil a mais do que os 1,58 milhão que utilizaram o transporte público na quinta-feira passada (8), quando o estado estava na fase emergencial. Há 15 dias (1), quando a cidade passava pelo feriado antecipado anunciado pela prefeitura, foram 1,29 milhão de pessoas.

Já a média de trânsito ficou em 38 quilômetros de lentidão nesta quinta, enquanto na quinta passada foram registrados 35 quilômetros. Na quinta-feira anterior, também devido ao recesso, o congestionamento foi consideravelmente menor, com 18 quilômetros.

Entre os carros nas ruas da cidade, foram 5,9 milhões tanto esta quinta como na quinta-feira passada. Já na semana retrasada, foram 4,2 milhões de veículos.

A média de isolamento social permaneceu a mesma na capital. O índice registrou 41% nas últimas duas quintas-feiras. Já há duas semanas, a média ficou em 43%, com dois pontos percentuais a mais.

No estado de São Paulo a variação também foi pouca. O isolamento foi de 43% nesta quinta, enquanto na semana passada foi de 42%. Já na quinta anterior, a média também foi de 43%.

Apesar da piora nos índices de trânsito e isolamento social, a taxa de ocupação das UTIs (unidades de terapia intensiva) para pacientes com Covid-19 segue em ritmo de queda.

Nesta quarta o nível de ocupação no estado era de 85%, enquanto na semana passada era de 88%. Já há 15 dias, esse número chegou a 91,8%.

A região metropolitana da capital tinha lotação de 83,3% nesta quinta, contra os 86,2% registrados na semana passada. Há duas semanas a ocupação era de 91,6%.

O estado de São Paulo tem 2,7 milhões de casos confirmados de Covid-19 e 87.326 óbitos em decorrência da doença. A taxa de letalidade é de 3,2% no estado e 2,7% no país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.