Descrição de chapéu Coronavírus

Trânsito dobra e isolamento social cai em SP

Taxa de ocupação das UTIs para pacientes com Covid segue em queda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O índice de isolamento social teve uma leve queda nesta quinta-feira (22) no estado de São Paulo, segundo dados do governo paulista. O congestionamento, por outro lado, dobrou.

A média de isolamento foi de 41% nesta quinta, dois pontos percentuais a menos do que na quinta passada (15), quando o nível estava em 43%. Há 15 dias (8), era de 42%.

Foi o valor mais baixo registrado pelo governo desde o retorno à fase vermelha do Plano SP, no dia 6 de março. O sistema marcou a mesma taxa na sexta-feira (9), e nas segundas-feiras 12 e 19 de abril.

Após essa etapa, o estado já passou pela fase emergencial e vive a fase de transição desde o último domingo (18). Até esta sexta-feira (23), estava autorizada apenas a abertura de comércios e a realização de cultos. A partir de sábado (24), começa a reabertura do setor de serviços, como salões e restaurantes.

Na cidade de São Paulo, a média de trânsito aumentou. De acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foram 78 quilômetros de lentidão nesta quinta-feira, mais do que o dobro dos 38 quilômetros da semana passada. Há duas semanas, foram 35 quilômetros.

Nos ônibus, o número de passageiros também aumentou. Foi transportado aproximadamente 1,71 milhão de pessoas nesta quinta, cerca de 80 mil a mais do que na semana passada, quando circularam 1,63 milhão. Na quinta-feira anterior o número foi ainda menor, com 1,58 milhão de passageiros.

Já entre os carros nas ruas na cidade, foram 6,4 milhões ontem, contra 5,9 milhões semana passada e na retrasada.

A taxa de ocupação das UTIs (unidades de terapia intensiva) para pacientes com Covid-19 continua caindo. O estado tinha 81,1% dos leitos ocupados nesta quinta, enquanto na quinta passada eram 85%. Há duas semanas, esse número chegava a 88%.

Já a região metropolitana da capital tinha lotação de 79,2% ontem, cerca de quatro pontos percentuais a menos do que os 83,3% da semana passada e sete pontos percentuais a menos do que os 86,2% da quinta-feira retrasada.

Pela primeira vez em dois meses o estado tem queda simultânea de casos, internações e mortes por Covid.

Segundo o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, a redução foi de 14,3% nas novas infecções, 6% nas internações e 23,6% nos óbitos.

O estado de São Paulo passou dos 2,8 milhões de casos de Covid-19 e tem 91.673 mortes pela doença. A taxa de letalidade é de 3,3% no estado e de 2,7% no país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.