Descrição de chapéu Coronavírus

Dinamarqueses poderão 'furar fila' se optarem por vacina da AstraZeneca

País desistiu de aplicar fármaco em seu programa público de imunização, mas permitirá aplicação no setor privado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas

Primeiro país europeu a desistir das vacinas AstraZeneca e Janssen em seu programa de imunização, a Dinamarca vai agora permitir que seus cidadãos a recebam no setor privado, se quiserem ser vacinados antes de sua vez no cronograma oficial. No momento, o país está imunizando quem tem 55 anos ou mais.

O país suspendeu o uso da AstraZeneca em março e em abril abriu mão definitivamente de usar tanto esse fármaco quanto o da Janssen, por causa do risco de acidentes vasculares cerebrais extremamente raros ligados a essas duas vacinas —que usam tecnologia semelhante. Estudo dinamarquês-norueguês apontou um caso a cada 40 mil vacinados com a AstraZeneca.

Ambos os imunizantes são, porém, aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consideram que seus benefícios —ao evitar casos graves ou mortes por Covid-19— superam os riscos.

Em primeiro plano, mulher e homem sentados em cadeiras de madeira conversam, enquanto ao fundo músicos em pé em frente a estantes de partitura tocam tuba, flauta e clarinete
Casal aguarda para tomar a segunda dose de vacina contra Covid-19 enquanto ouve músicos da Orquestra Sinfônica de Aalborg, em Bronderslev, Dinamarca - Henning Bagger - 20.abr.2021 / Ritzau Scanpix / AFP

A vacinação opcional continuará gratuita, mas será preciso fazer uma consulta médica e assinar um consentimento se declarando ciente dos riscos desses dois imunizantes. Segundo a imprensa dinamarquesa, no primeiro dia mais de 10 mil pessoas se inscreveram para receber as injeções.

De acordo com dados do centro europeu de controle de doenças (ECDC), a Dinamarca teria em estoque pouco mais de 50 mil doses de imunizantes da AstraZeneca. No mês passado, ela anunciou que emprestaria vacinas ao estado alemão vizinho de Schleswig-Holstein. Outros países europeus também tinham se mostrado interessados em comprar as ampolas retiradas do programa de vacinação.

A vacinação pública da Dinamarca usa os produtos da Pfizer/BioNTech e da Moderna e, de acordo com o governo, administrou ao menos uma dose em cerca de 30% da população. Os totalmente vacinados são cerca de 19%. ​

Com a imunização retardada pelas barreiras aos imunizantes da AstraZeneca e da Janssen, a Dinamarca montou um esquema de vacinação em massa para se tornar um dos primeiros países europeus a retomar praticamente todas as atividades. Apenas casas noturnas seguem fechadas.

A nova regra entrou em vigor nesta quinta (20), mas sua aplicação na prática ainda depende de contratos entre o governo e as clínicas. Empresas de saúde privada ouvidas por jornais nacionais afirmaram não saber ainda quanto receberão pelo serviço.

No Brasil, a vacina da AstraZeneca integra o programa de imunização do governo federal (no dia 10 de maio, a Anvisa suspendeu o uso em grávidas, para investigar efeitos colaterais).

No total, considerando vacinas da AstraZeneca, da Sinovac e da Pfizer, cerca de 25% dos adultos brasileiros (mais de 40 milhões de pessoas) receberam a primeira dose. Os totalmente vacinados são 13% dos adultos (mais de 20 milhões).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.