Descrição de chapéu Coronavírus

Governo inclui pacientes com doenças neurológicas em grupo prioritário de vacinação contra Covid

Público entra na fase de imunização de pessoas com comorbidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério da Saúde decidiu incluir pacientes com doenças neurológicas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. A mudança ocorre no público de pessoas com doenças preexistentes, cuja estratégia de imunização ocorre atualmente no país.

Com a medida, entram na lista para receber a vacina portadores de doenças cerebrovasculares (como acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou outras condições similares.

Segundo o ministério, o novo público já pode receber as doses.

A alteração faz parte de nova versão do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid, divulgada nesta quinta-feira (20).

O documento estima o total do público prioritário em 78,5 milhões de pessoas. O número é menor do que o estimado na última versão do plano de vacinação, o qual apontava 80 milhões.

A queda ocorre com a retirada de gestantes e puérperas sem comorbidades do grupo previsto para vacinação contra a Covid. No início deste mês, a vacinação deste grupo chegou a ser prevista, mas as orientações foram alteradas após a suspensão temporária da aplicação da vacina da AstraZeneca em gestantes.

A recomendação atual é que sejam vacinadas apenas gestantes e puérperas com doenças preexistentes, público que já vinha sendo vacinado. A vacinação também deve ser feita com doses da Pfizer e Coronavac.

Nesta quarta, o ministério recomendou que gestantes que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca aguardem até o fim da gestação e do puerpério (ou seja, até 45 dias após o parto) para completar o esquema vacinal com a segunda dose. Já quem tomou as demais vacinas deve seguir os intervalos recomendados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.