Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Brasil registra 1.990 mortes por Covid em 24h e ultrapassa 511 mil óbítos na pandemia

País também teve registro de 79.366 casos da doença; média móvel permanece acima de 1.800 mortes por dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 1.990 mortes pela Covid-19, nesta sexta-feira (25), e chegou a 511.272 vidas perdidas para a doença desde o início da pandemia.

O país também registrou 79.366 novos casos de Covid, chegando 18.322.757 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2.

Apesar dos elevados números, a média móvel de mortes, mais uma vez, registrou uma pequena redução em relação à média de duas semanas atrás e agora é de 1.807 óbitos por dia. No início dessa semana a média se encontra acima de 2.000. O dado é um instrumento estatístico que busca amenizar grandes variações nos dados, como costumam ocorrer em finais de semana e feriados. A média é calculada pela soma do número de mortes dos últimos sete dias e a divisão do resultado por sete.

Os dados do país, coletados até às 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Covas abertas em cemitério em São Paulo
Covas abertas em cemitério em São Paulo - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados no Distrito Federal e em 25 estados.

O Brasil registrou 1.439.095 doses de vacinas contra Covid-19, nesta segunda. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 1.186.284 primeira doses e 252.811 segundas.

Ao todo, 69.652.020 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid no Brasil—25.220.955 delas já receberam a segunda dose do imunizante. Isso representa 43,29% da população com mais de 18 anos com uma dose e 15,68% (também com mais de 18 anos) com as duas doses recebidas.

Nesta sexta, começaram a ser aplicadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid e 9.597 pessoas já receberam a aplicação. Dessa forma, considerando também esse imunizante, já são 2.5230.552 pessoas totalmente imunizadas no país.

Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que foi publicado de início, o consórcio não computará as aplicação da vacina Janssen junto às segundas doses aplicadas. O número de pessoas totalmente imunizadas, portanto, será dado pela soma dos que tomaram a segunda dose mais as doses aplicadas da vacina da Janssen.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.