Descrição de chapéu Coronavírus

Brasil registra 2.693 mortes e 52.691 novos casos por Covid-19 em 24 h; média móvel de óbitos está em 1.714

Total de mortos no país ultrapassa 477 mil; por falhas técnicas, RO não divulgou dados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 2.693 novas mortes por Covid-19 e 52.691 novos casos da doença nesta terça-feira (8). Com isso, o total de mortes no país chegou a 477.307 e o de casos a 17.038.503 desde o início da pandemia.

Os números atualizados da pandemia não incluem dados do estado de Rondônia, que apresentou problemas técnicos no sistema e não conseguiu extrair os casos e óbitos registrados.

Na última segunda-feira (7), o país registrou 1.119 novas mortes. O número de hoje representa um salto de 2,5 vezes. Como às segundas e nos finais de semana costuma ter represamento nos dados, é possível que os novos casos e óbitos desta terça representem dados atrasados do final de semana.

A média móvel de mortes ficou em 1.714 óbitos por dia –o número está há 137 dias acima de mil mortes diárias, considerado um patamar bastante alto.

A média é um instrumento estatístico que busca amenizar variações nos dados, como os que costumam acontecer aos finais de semana e feriados. O dado é calculado pela soma das mortes dos últimos sete dias e pela divisão do resultado por sete.

Os dados do país, coletados até às 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.