Descrição de chapéu Coronavírus Rio de Janeiro

Ilha de Paquetá, no RJ, começa vacinação em massa contra a Covid

Estudo conduzido pela Fiocruz vai avaliar impacto da imunização coletiva com doses da AstraZeneca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro | AFP

As autoridades de saúde iniciaram, neste domingo (20), um estudo de vacinação em massa contra a Covid-19 em uma ilha do estado do Rio de Janeiro, para avaliar o impacto da imunização coletiva.

O projeto PaqueTá Vacinada contempla a imunização de todos os habitantes maiores de 18 anos da ilha de Paquetá, a uma hora de barco da capital do estado.

Cerca de 1.800 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante, por fazerem parte dos grupos prioritários do programa de vacinação. O restante da população adulta (3.530) começou a receber a vacina neste domingo.

Uma mulher sentada e de máscara, estica o braço e segura a mão de uma pessoa que está fora da cena. No outro lado dela, um enfermeiro, de pé, aplica uma dose da vacina
Mulher segura a mão de um parente enquanto recebe a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro - Pilar Olivares/Reuters

A vacina usada no projeto é a elaborada pela AstraZeneca/Oxford em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que participa no desenvolvimento deste estudo.

"Já temos os dados de outros estudos, como os realizados no Reino Unido, em que se mostrou uma eficácia de mais de 90% da vacina Covid-19 produzida pela Fiocruz", disse a presidente da Fundação, Nisia Trindade, citada em um comunicado do Ministério da Saúde.

Os habitantes de Paquetá devem receber a segunda dose da vacina em dois meses, acrescentou o ministério.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), anunciou que pretende fazer um evento-teste na ilha em setembro: um Carnaval fora de época. À Folha disse, na semana passada, que essa será uma "situação toda especial e com circunstâncias especiais".

Neste sábado, o Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de mortes pela pandemia, o segundo pior saldo de mortes do mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.