Descrição de chapéu Coronavírus

Casos de Covid sobem 30% no Reino Unido, mas vacinas limitam gravidade do impacto

Maioria dos hospitalizados com a variante delta não tomou vacina, ou só a primeira dose

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oliver Barnes
Londres | Financial Times

As infecções por coronavírus deram um salto de quase 30% no Reino Unido, mas as vacinas continuam limitando o impacto da variante delta, segundo dados oficiais do governo.

A pesquisa de infecções do Departamento Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) avaliou que 153.200 pessoas que tiveram resultado positivo no teste de Covid-19 na semana de 13 a 19 de junho em todo o Reino Unido, um aumento de 29% em relação à semana anterior. Nos sete dias precedentes, o aumento das infecções semanais tinha sido de apenas 7%, segundo a ONS.

Mas as vacinas continuam servindo de barreira contra a doença grave. Das 1.320 pessoas internadas em hospitais com infecção pela delta em 21 de junho, 1.108 –mais de quatro quintos– não estavam vacinadas ou tinham recebido só uma dose, informou a Saúde Pública da Inglaterra nesta sexta-feira (25).

Fila para vacinação contra Covid em Londres - Daniel Leal-Olivas/France Presse

Entre os menores de 50 anos, que eram cerca de 90% dos 92 mil casos de Covid com a variante delta, nenhuma pessoa totalmente vacinada morreu. Das 109 com mais de 50 que morreram depois de infecção pela delta, pouco menos da metade tinha tomado duas doses de vacina, mas isso é uma consequência da alta cobertura vacinal entre esse grupo etário que influencia os dados, mais do que um escape da vacina.

Devi Sridhar, professora de saúde pública global na Universidade de Edimburgo e membro do grupo assessor para Covid-19 do governo escocês, disse ao Financial Times que "todo mundo está prendendo a respiração" para ver se uma onda de infecções em pessoas mais jovens começa a vazar para grupos mais velhos, mas ela continuava "otimista".

Na Escócia, os índices de infecção são mais altos do que em qualquer outra parte do Reino Unido, com uma em cada 220 pessoas infectadas, segundo a ONS.

"As escolas fecharam aqui e estamos fora da Euro [Copa], e isso pode conter o crescimento", disse Sridhar. Nos últimos dias, cerca de dois terços dos casos em pessoas entre 15 e 44 anos foram homens, e os especialistas culpam por isso as comemorações do campeonato de futebol.

"É uma questão de esperar para ver como as coisas ficarão depois que vacinarmos com duas doses as pessoas mais velhas e dermos aos jovens adultos a primeira dose", acrescentou Sridhar.

Na Inglaterra, a taxa de reprodução do vírus (R), que sai atrasada em relação ao número de casos em cerca de 15 dias, ficou entre 1,2 e 1,4, segundo cientistas do governo. Isso significa que cada dez pessoas infectadas tendem a contaminar outras 12 a 14 pessoas.

Kevin Fenton, diretor regional em Londres da Saúde Pública Inglaterra, disse que a ansiedade sobre a disseminação da variante delta ajudou a campanha de vacinação entre jovens na capital. "Eu fiquei surpreso com o entusiasmo que vimos em jovens, e o conhecimento de que há uma variante mais transmissível certamente aumenta isso", disse ele.

Outras 15.810 pessoas tiveram resultado positivo no teste de Covid-19 em todo o Reino Unido nesta sexta, contra 10.043 casos no mesmo dia da semana passada, enquanto 18 mortes a mais foram relatadas. Houve 1.556 internações em hospitais nos sete dias até 21 de junho, um aumento de 13% em relação à semana anterior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.