Descrição de chapéu DeltaFolha Coronavírus

Infografias da Folha sobre vacinação contra a Covid ganham novos dados

Com a chegada de vacinas da Janssen, nova versão inclui doses únicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a chegada ao Brasil das vacinas da Janssen, a Folha mudou a forma como são informados os dados sobre vacinação contra a Covid em seus infográficos na primeira página do site e do jornal impresso.

Até a última quinta (24), o Brasil aplicava apenas as vacinas Astrazenaca, Coronavac e Pfizer, todas administradas em duas doses. A Janssen, por sua vez, promove a imunidade contra o coronavírus em uma única dose e começou a ser aplicada a partir da sexta-feira (25).

Em vez de informar apenas a quantidade de brasileiros que receberam cada uma das doses, como acontecia anteriormente, os infográficos agora trazem também o número de pessoas que tomaram ao menos uma dose (todos que tomaram a primeira dose ou a vacina de dose única) e daquelas totalmente vacinadas (todos que tomaram a segunda dose ou a dose única).

Os valores são informados em números absolutos e no percentual relativo à população adulta (público alvo da campanha).

Na versão digital, novas infografias foram publicadas na sexta (25); na versão impressa, na edição de sábado (26).

No painel interativo, é possível checar detalhadamente a quantidade de vacinas aplicadas em primeira dose, segunda dose e dose única e a cobertura vacinal da população adulta em cada estado. O painel informa ainda a média de doses aplicadas por dia.

Inicialmente, a Folha havia adotado outro padrão para incluir as doses únicas nos índices de vacinação. Entre sexta (25) e quarta (30), a classificação foi feita com base no seguinte critério: número de pessoas parcialmente vacinadas (quem tomou a primeira dose e ainda não tomou a segunda) e totalmente vacinadas (quem já tomou a segunda dose ou tomou a vacina de dose única).

A metodologia, contudo, foi adaptada nesta quarta (30) para que as informações ficassem mais compreensíveis, mostrando mais claramente o volume de brasileiros que já receberam ao menos uma dose.

Os dados são coletados pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por Folha, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.