Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeituras vacinam rápido e dizem ter capacidade para mais, mas enfrentam falta de doses

Capitais que suspenderam primeira dose esgotaram lotes e ficaram à espera de novas remessas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre , Salvador e Curitiba

Com a logística de imunização contra a Covid-19 já azeitada, prefeituras têm enfrentado interrupções na aplicação das vacinas por causa de um descompasso entre o ritmo acelerado de vacinação e a entrega fracionada de doses pelo governo federal.

Na manhã desta sexta-feira (25), quatro capitais já haviam aplicado mais de 90% das doses recebidas e outras 13 estavam em um patamar acima de 80%, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Depois de uma queda em maio, na última semana o Brasil registrou média diária de 1,2 milhão de pessoas vacinadas por dia com a primeira dose da vacina, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa integrado pela Folha. A depender dos municípios, o ritmo poderia estar ainda mais acelerado, não fosse por um fator: a disponibilidade de doses.

Essa é a avaliação de prefeituras ouvidas pela Folha em uma semana na qual algumas capitais registraram suspensões parciais ou totais da aplicação da primeira dose depois de verem os estoques esgotarem.

Porto Alegre registrou falta de doses em alguns postos ainda na terça (22), e na quarta só tinha primeiras doses disponíveis para pessoas que agendaram a vacinação noturna, que começou nesta semana e com vacinas reservadas. O estoque, porém, era pequeno —cerca de 400 doses.

Um levantamento do Cosems-RS (Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde) na quinta-feira (24) apontou que pelo menos 130 municípios gaúchos haviam suspendido a aplicação da primeira dose por falta de estoque.

“Os municípios estão organizados para vacinar rápido. As doses estão vindo de forma gradual, são doses conforme a disponibilidade do Ministério da Saúde”, aponta Maicon Lemos, presidente do Cosems e secretário de saúde de Canoas, na região metropolitana, que também suspendeu a primeira dose.

Das cerca de 140 unidades de saúde na capital, cerca de 30 costumam ser usadas para vacinação, além dos drive-thrus. Mas, com poucas doses, as vacinas têm sido concentradas em apenas 12 pontos, segundo o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.

A capital gaúcha tem capacidade diária de vacinar 18 mil pessoas, mas já houve registros de 23 mil vacinados em um dia. A prefeitura calcula que o serviço tem capacidade para ser ampliado, mas as doses são insuficientes.

O painel do estado mostra que Porto Alegre aplicou 84,5% do 1,1 milhão de doses entregues até esta sexta (25). A aplicação de primeiras doses será retomada nesta sábado (26), ampliando o público para mulheres a partir de 49 anos.

“O que a gente lamenta é que não venham mais vacinas para fazermos mais rápido, porque teríamos condições”, avalia Sparta.

Em Salvador, a aplicação da primeira dose foi retomada nesta sexta após a chegada do primeiro lote de imunizantes da Janssen. A vacinação havia sido suspensa na tarde da última terça-feira por falta de doses.

O secretário de Saúde, Leonardo Prates, diz que a interrupção é resultado de uma conjunção de fatores que inclui lotes menores nas últimas semanas, o atraso na chegada de novos lotes e a eficiência na aplicação —a capital baiana já aplicou 95% do 1,4 milhão de vacinas recebidas.

A prefeitura da capital baiana montou uma logística com capacidade de vacinar até 100 mil pessoas por dia, mas o seu recorde diário foi de 31 mil em um único dia diante da falta de mais vacinas.

Prates também defende que os critérios de distribuição do Ministério da Saúde sejam modificados e levem em conta apenas a proporção da população acima de 18 anos: “Seria uma forma de equalizar as fases da vacinação entre as cidades brasileiras”, afirma.

Até esta sexta-feira, Salvador tinha recebido cerca de 1,5 milhão de doses de vacinas, menos do que Belo Horizonte e Fortaleza, cidades que têm população menor.

Em Florianópolis, onde a aplicação da primeira dose foi suspensa e as poucas vacinas foram reservadas a grávidas, lactantes e puérperas, a prefeitura também diz que a vacinação tem andado mais rápido do que a chegada dos lotes.

A equipe estruturada tem capacidade de aplicar até 10 mil doses por dia, há dias em que são feitas 8.000 aplicações e outros com apenas mil. A estratégia depende de estoques e do público-alvo.

A capital catarinense tem aplicado lotes que chegam dentro de 48 ou 72 horas. A oferta da primeira dose já foi retomada, ampliando para o público de 49 anos ou mais nesta sexta, graças a novas remessas.

Rio Branco, que está vacinando pessoas a partir de 37 anos, também manteve a primeira dose apenas para grávidas e puérperas enquanto aguardava mais vacinas. A aplicação da primeira dose foi retomada na sexta.


A capital do Acre fez um mutirão entre os dias 19 e 20 de junho e esgotou as doses disponíveis. No fim de semana, com vacinação das 8h às 22h, cerca de 4,1 mil pessoas foram vacinadas por dia —a capacidade da cidade é de 15 mil.



Em Campo Grande, outra capital que parou de oferecer a primeira dose durante a semana, a prefeitura afirma que pode imunizar até 25 mil pessoas por dia em mais de 70 pontos de vacinação. No entanto, o recorde atingido até agora foi de 17 mil atendimentos em 24 horas. O entrave também é a quantidade insuficiente de doses recebidas.

A reclamação é a mesma por parte da Prefeitura de Curitiba. Na capital do Paraná, a primeira dose ficou restrita a grupos específicos devido à quantidade escassa de vacinas. Nesta sexta, a campanha foi ampliada para pessoas a partir de 49 anos.



A prefeitura calcula que, se recebesse a quantidade necessária de imunizantes para seu potencial de atendimento, em menos de 30 dias vacinaria todos os moradores acima de 18 anos. A cidade pode vacinar até 30 mil pessoas por dia – a média atual, considerando aplicação de domingo a domingo, é de 4.300 doses por dia (14% da capacidade).

A gestão aponta ainda a quantidade de grupos prioritários inseridos nos planos nacional e estadual de imunização como entrave para acelerar a fila. Ou seja, as doses, segundo a prefeitura, já chegam “carimbadas” para grupos específicos.

Em uma reunião com representantes de governos estaduais e municipais, na quinta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a previsão é que, em julho, sejam distribuídas 60 milhões de doses, 20 milhões a mais que o mês anterior, e que o ritmo se mantenha em agosto. Ele assegurou que toda a população acima de 18 anos deve receber a primeira dose até setembro.

O Ministério da Saúde diz que antecipou 16 milhões de doses, mas depende da entrega delas pelo fabricante. A pasta reforça ainda que os entes federativos têm autonomia para seguir com o planejamento local de vacinação.


Historicamente, o Brasil tem boa capacidade de vacinação, com redes de saúde municipal estruturadas para isso, segundo a epidemiologista e pesquisadora da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Carolina Coutinho.

O problema na atual campanha da vacina contra a Covid-19 está no cronograma de entrega das doses, com mudanças, demora na assinatura de contratos e na entrega de IFA, necessários para a produção dos imunizantes. 


“O ideal era aplicar e manter uma aplicação de 1,5 milhão de doses por dia. Recentemente, começamos a chegar perto disso, mas ainda não chegamos a esse número. Para que isso aconteça, a gente precisa das vacinas sendo entregues no cronograma, sem atrasos e alterações, e de campanhas de informação robustas para trazer mais confiança da população”, diz ela.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.