Descrição de chapéu Coronavírus

SP mantém índice de isolamento social e tem queda na ocupação de UTIs

Número de carros circulando e lentidão do trânsito estão estáveis na capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O estado de São Paulo tem nesta quarta-feira (23) 78% dos leitos de UTI e 61,5% dos de enfermaria ocupados. O número é menor do que o registrado há sete dias, quando o estado tinha 81,7% dos leitos de UTI ocupados. Há duas semanas, o índice era ainda maior (82,1%).

Na região metropolitana, 73,8% das UTIs e 56,9% das enfermarias estão ocupadas agora, índice que para a terapia intensiva era de 78,6% há uma semana e de 79,4% há 14 dias.

Já o índice de isolamento social permanece estável. Nesta terça-feira (22), o estado manteve a média de 40%, o mesmo valor das semanas passada e retrassada. A capital paulista segue a tendência do estado.

A cidade registrou estabilidade no número de passageiros nos ônibus, de carros nas ruas e de lentidão do trânsito, na comparação com a semana passada, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) desta quarta-feira.

A média da lentidão no trânsito foi de 65 km e o volume de veículos na cidade foi de 6,3 milhões, exatamente igual a última quarta-feira (16). Já de acordo com a SPTrans, cerca de 1,88 milhão de pessoas foram transportadas em 11.312 ônibus pela capital.

Embora haja redução das internações, o estado vive um momento de piora nos índices de casos e mortes. Foi isso que levou o governo João Doria (PSDB) a prorrogar novamente a fase de transição do Plano São Paulo até o dia 15 de julho. A última atualização do plano previa a fase de transição até o dia 30 de junho.

Os estabelecimentos continuam com funcionamento permitido só até 21h, com lotação máxima de 40%. Além disso, há toque de recolher entre 21h e 5h.

Segundo o governo estadual, é o indicador do número de internações o que mede melhor o atual momento da pandemia. Esta fase mais restritiva vigora desde 18 de abril e o governo vem adiando o avanço para a próxima etapa, de maior flexibilização.

São Paulo ultrapassou a marca de 3,6 milhões de casos confirmados de Covid-19, segundo dados do governo paulista. São 123.825 mortes pela doença, com taxa de letalidade em 3,4% —maior que taxa a nacional, de 2,8%.

No Brasil, até esta quarta, foram registrados mais de 18 milhões de infecções pelo vírus, com 504 mil óbitos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.