Descrição de chapéu Coronavírus

Entenda como será o 1° evento-teste de retomada pós-pandemia em SP

Participantes da feira de negócios realizada em Santos serão monitorados por duas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de São Paulo realiza nesta quarta (21) e quinta-feira (22), em Santos, o primeiro evento-teste para a retomada das atividades no período pós-pandemia do coronavírus.

Serão ao todo 30 eventos-teste ao longo do segundo semestre. Todos contarão com protocolos de segurança, como limitação de público, testagem e monitoramento dos participantes depois do encontro.

A feira de negócios voltada para profissionais do setor de eventos, Expo Retomada, que acontece no Santos Convention Center, na Baixada Santista, espera receber cerca 750 visitantes por dia —1.500 no total. O acesso às instalações será controlado, e todos os participantes deverão fazer a testagem rápida, além de medir a temperatura e cumprir com os demais protocolos obrigatórios, como uso de máscara e distanciamento.

Após o evento, os participantes serão monitorados durante duas semanas, numa iniciativa que envolve parceria das secretarias de Saúde do estado e da cidade.

Cadeiras dispostas separadas em uma sala
Feira de negócios na Baixada Santista participa do primeiro evento-teste de retomada pós-pandemia do Governo de SP - Divulgação

Eventos com aglomeração foram restringidos pelo governo de São Paulo durante as fases mais agudas da pandemia.

Na sexta-feira (16), o governador João Doria (PSDB) anunciou o início do relaxamento da quarentena, autorizando a reabertura do comércio e de vários serviços. Alguns especialistas criticaram a medida, pois o estado ainda registra número elevado de novos casos de Covid e mortes provocadas pelo vírus --foram 1.425 óbitos e 30.574 casos só nesta terça (20).

Em um estudo publicado pela Folha em abril, especialistas afirmavam que Doria tem relaxado de forma prematura as restrições impostas a atividades que podem provocar aglomerações e acelerar a propagação da doença.

Médicos ouvidos pela Folha afirmam que, mesmo com a maioria da população brasileira vacinada contra a Covid no segundo semestre, o país precisará manter outros cuidados para conter a disseminação do coronavírus.

Campanhas para orientar e atualizar a população sobre as formas de transmissão são algumas das medidas, além do distanciamento social e de manter os ambientes mais ventilados, já que a principal forma de transmissão do coronavírus é pelas vias aéreas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.