Descrição de chapéu DeltaFolha Coronavírus

Número de vacinados contra a Covid no país mais que dobra de maio para junho

Cerca de 14 milhões receberam ao menos uma dose do imunizante em maio, contra 28,4 milhões no mês passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil mais que dobrou o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em junho em comparação com maio.

No mês passado, cerca de 28,4 milhões receberam ao menos uma dose do imunizante, contra 14 milhões no mês anterior.

Na prática, 13% dos brasileiros com mais de 18 anos se juntaram ao grupo de parcialmente vacinados no último mês, contra 6% em maio. No total, são mais de 45% dos adultos com no mínimo uma dose desde o início da campanha.

Desde o dia 17, a média móvel de vacinas passa de 1 milhão de pessoas vacinadas por dia com a primeira dose ou com a vacina de dose única da Janssen (disponível desde a semana passada). No mesmo período de maio (do dia 17 ao dia 30), a média girava em torno de 460 mil aplicações por dia.

Os dados são das secretarias estaduais de Saúde, coletados pelo consórcio de veículos de imprensa formado por Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1.

Alguns dos motivos para a aceleração na vacinação são a disponibilidade de vacinas e o tipo de imunizante oferecido.

Houve um aumento de 16% no número de doses entregues aos estados na comparação com maio, segundo dados do Ministério da Saúde.

Além disso, em junho houve mais remessas da vacina da Pfizer, cujo intervalo entre doses adotado no Brasil é de três meses. Como as primeiras chegaram no fim de abril, ainda não houve aplicação do reforço, e os imunizantes que chegam ao país têm sido usados como primeira dose.

No mês passado, os imunizantes da Pfizer representaram 18% do total de aplicações da primeira dose, ante 10% em maio.

Já as vacinas da AstraZeneca e da Coronavac, que integram a campanha desde janeiro, têm parte das remessas destinadas à aplicação da segunda dose, para completar o esquema vacinal.

Em junho também foi repassado pela primeira vez cerca de 1,5 milhão de doses da Janssen, uma vacina que não necessita de reforço. Dessas, ao menos 500 mil haviam sido aplicadas até a quarta (30).

Entre os estados, 17 tiveram aumento de ao menos 90% no número de vacinados com ao menos uma dose no mês passado.

Quem mais se destacou foi Roraima, que aumentou 611% a quantidade de imunizados: foram 37 mil em maio, contra 263 mil em junho.

Em seguida vem o Ceará, que vacinou 1,5 milhão de pessoas no último mês, 1,2 milhão a mais que em maio (aumento de 350%).

O governador do estado, Camilo Santana (PT), afirmou que pretende vacinar todos os adultos com ao menos uma dose até o fim de agosto. Nesta semana, Fortaleza está imunizando pessoas com 36 anos ou mais.

Já João Doria (PSDB), governador de São Paulo, afirmou que todos os paulistas com mais de 18 anos receberiam a primeira dose ou a dose única até setembro. O calendário na capital, contudo, já sofreu alterações por falta de imunizantes para cumprir o planejamento.

Até esta quinta (1º), o estado havia imunizado cerca de 55% dos paulistas adultos com parte do esquema vacinal, e quase 20% estão totalmente vacinados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.