Descrição de chapéu Rio de Janeiro Coronavírus

Paes anuncia 4 dias de festa no Rio em setembro para comemorar o 'fim da pandemia'

Prefeitura planeja liberar 50% do público em estádios e boates em outubro e extinguir uso de máscara em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou uma grande festa de quatro dias em setembro como parte de um plano para "celebrar a vida" e "o fim da pandemia". Será o lançamento da primeira etapa de flexibilização das medidas de restrição contra a Covid-19, que libera eventos abertos.

A comemoração está prevista para durar entre os dias 2 e 5 por toda a cidade, incluindo DJs na orla da praia, apresentações culturais em "centenas de pontos", atrações em polos gastronômicos, atividades em todas as vilas olímpicas, campeonato de futebol em comunidades, entre outras.

Banhistas lotam praia no Rio de Janeiro em meio à pandemia de coronavírus - Ricardo Moraes - 16.fev.2021/Reuters

O anúncio acontece num momento em que diversos países em estágio avançado da vacinação veem o número de casos da doença aumentar, impulsionados pela variante delta —apesar da queda de internações e mortes—, e repensam medidas como a liberação total de viagens e do uso de máscara.

Também ocorre em meio a um alerta feito por pesquisadores da Fiocruz, que notaram aumento de infecções na última semana no Brasil: "É importante salientar que as médias de casos (46,8 mil por dia) e de óbitos (1.160 por dia) estão ainda em patamar muito elevado no país”, escreveram eles no boletim mais recente.

Paes pretende até decretar ponto facultativo no dia 3 de setembro (uma sexta-feira), além de criar um feriado municipal em 2 de setembro do ano que vem intitulado "Dia do Reencontro", que ainda teria que ser aprovado como lei e coincidiria com o início do festival Rock in Rio.

"O nosso desejo é que o Rio seja a cidade do mundo inteiro que melhor celebre esse momento de reencontro da humanidade, da civilização, com ela mesma [...]. A gente quer fazer um ano de celebração do fim dessa pandemia e do reencontro com a vida", disse ele em entrevista coletiva nesta quinta (29).

Além de liberar totalmente eventos em ambientes abertos, a primeira etapa do plano, com início no próximo dia 2 de setembro, permite a presença de 50% do público em estádios de futebol e boates ou casas de show. Isso desde que essas pessoas comprovem o esquema vacinal completo.

A segunda etapa, a partir de 17 de outubro, estende essa permissão para 100% do público imunizado —na prática, porém, muitos eventos fechados já ocorrem sem punição. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a checagem da vacinação será feita através do aplicativo Connect SUS, do Ministério da Saúde.

"Se acontecer mesmo a antecipação do intervalo entre a primeira e a segunda dose, acredito que em 17 de outubro a gente já tenha quase que todo mundo com o esquema vacinal completo", justificou Paes. Nesta terça (28), o time do Flamengo solicitou a volta de 30% da torcida ao Maracanã, que está sendo avaliada pelos técnicos da prefeitura.

Já a terceira etapa do plano de reabertura, que está prevista para começar em 15 de novembro, retira qualquer restrição de capacidade ou distanciamento e isenta a população de usar máscara, exceto em transportes públicos e unidades de saúde.

O prefeito afirmou que os dados indicam que estamos vivendo um momento melhor, mas não ideal, e que por isso as restrições continuam e a abertura é gradual. O plano pode mudar caso se avalie que a pandemia esteja descontrolada novamente.

"Se houver necessidade, se o secretário de Saúde chegar para mim um dia e falar que não dá porque aumentou ou chegou uma nova variante, imediatamente a gente interrompe qualquer processo de abertura e pode impor novas medidas restritivas", ponderou.

Segundo o município, o plano depende de quatro fatores: a permanência de um cenário epidemiológico favorável, a continuidade da chegada de vacinas pelo governo federal, a manutenção da performance de vacinação dos cariocas e a alta cobertura vacinal dos idosos e grupos de risco.

Paes confirmou ainda a realização do Ano-Novo, que segundo ele será "o maior da história da cidade", e do Carnaval, que já teve a cessão do Sambódromo da Marquês de Sapucaí assinada.

Fases de reabertura no Rio de Janeiro

2 de setembro:

  • Liberação de eventos em ambientes abertos

  • Permissão de 50% de público nos estádios (com vacinação completa)

  • Permissão de 50% de público nas boates, casas de shows e festas fechadas (com vacinação completa)

17 de outubro:

  • Permissão de 50% de público nos estádios (com vacinação completa)

  • Permissão de 50% de público nas boates, casas de shows e festas fechadas (com vacinação completa)

15 de novembro:

  • Uso de máscara obrigatório apenas no transporte público e em unidades de saúde

  • Livre circulação, sem restrição de capacidade e distanciamento


Programação prevista para os dias 2 a 5 de setembro

  • Fechamento de ruas para o trânsito
  • Eventos em polos gastronômicos
  • Iluminação, projeção e apresentações musicais
  • DJs em diversos pontos da orla
  • Ponto facultativo na sexta-feira (3)
  • Manifestações culturais e artísticas em centenas de pontos com priorização de artistas locais
  • Atividades em áreas abertas de equipamentos culturais do município
  • Meia entrada nos principais pontos turísticos da cidade
  • Projeção de vídeo e orquestra nos Arcos da Lapa
  • Programação especial na Cidade das Artes e na Cidade do Samba
  • Atividades em todas as vilas olímpicas
  • Meditação, tai chi chuan e ioga em praças e parques
  • Taça Renasce Rio: partida comemorativa com 50% do público
  • Campeonato de futebol solidário em comunidades
  • Jogos de Botequim
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.