Descrição de chapéu Coronavírus

Santos revacina 182 pessoas que receberam imunizante vencido

Revacinação ocorreu em membros do Instituto Social Alemão Oswaldo Cruz, que diz ter tomado conhecimento do lote vencido em 2 de julho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santos

Cento e oitenta e duas pessoas vinculadas ao Instituto Social Alemão Oswaldo Cruz, responsável pela administração do Complexo Hospitalar dos Estivadores, do Hospital de Campanha Vitória e do Ambulatório Médico de Especialidades Dr. Nelson Teixeira, em Santos (SP), foram revacinadas nesta quinta (8) contra a Covid-19.

Os profissionais receberam novamente a segunda dose do imunizante Oxford/AstraZeneca em substituição ao lote 4120Z005, vencido em 14 de abril, aplicado indevidamente entre 15 de abril e 5 de maio.

A organização social assumiu responsabilidade pelo erro na noite de quarta (7), após a Folha procurar a prefeitura para pedir esclarecimentos sobre a situação de três pessoas que mostraram ao jornal seus cartões de vacinação.

Pessoa é revacinada
Profissional do Instituto Social Alemão Oswaldo Cruz é revacinada, em Santos (SP) - Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz

“Informamos que 182 colaboradores foram revacinados até o final da tarde”, disse o hospital. “A revacinação continuará disponível nos próximos dias.”

A nova aplicação do imunizante contra a Covid-19 vem do lote ABX0529, também da AstraZeneca, disponibilizado pelo Ministério da Saúde em duas datas: 13 de maio e 7 de junho, com 210 mil e 120 mil doses, respectivamente.

Ainda não há um número preciso sobre quantas pessoas receberão novamente a vacina. De acordo com o levantamento feito pela Folha, Santos é a décima cidade com maior número de aplicações vencidas —358 ao todo, sendo 298 somente no Complexo Hospitalar dos Estivadores.

A gestão do hospital diz ter tomado conhecimento da vacinação com lote vencido em 2 de julho, data da publicação da reportagem da Folha que apontou que registros oficiais do Ministério da Saúde indicavam que pelo menos 26 mil pessoas receberam doses vencidas da vacina AstraZeneca.

“Todas as providências de acolhimento e proteção aos trabalhadores estão sendo tomadas. Desde a descoberta da vacina com o lote vencido, em 2 de julho, às unidades realizaram busca ativa dos colaboradores e contato individual, com monitoramento e acompanhamento”, disse.

A prefeitura alega ter sido responsável somente pelo repasse do lote 4120Z005, recebido e entregue no dia 26 de janeiro a hospitais, unidades de pronto atendimento e Samu, e explica que os mesmos ficaram responsáveis pela armazenagem, controle e aplicação da vacina aos profissionais.

O hospital diz que segue oferecendo apoio psicológico e consulta com infectologista para que as pessoas possam ser acompanhadas e assegura que, até agora, não há registros de ocorrências relacionadas ao erro nas aplicações.

O instituto que administra o complexo abriu procedimento interno para rastrear erros de aplicação ou de cadastro no sistema. Também é cogitada a aplicação de uma dose extra, caso necessário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.