Descrição de chapéu Coronavírus

Vacina vencida contra Covid será investigada, dizem conselhos de secretários de saúde

Segundo registros oficiais, cerca de 26 mil doses da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A aplicação de pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 no país será investigada, afirmam o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

De acordo com as entidades, não está descartado um erro do sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que desde o início da campanha de vacinação apresenta instabilidade no registro de dados.

"O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no país, sendo necessária ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações", dizem os conselhos em nota.

A Folha cruzou os dados do Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica), que registra os comprovantes de entrega dos imunizantes por estado, e do DataSUS (sistema de informações do Ministério da Saúde), que identifica todas as pessoas imunizadas com um código individual, acompanhado de informações sobre idade, grupo prioritário de vacinação, data da imunização e lote da vacina recebida.

Foram consideradas todas as imunizações do país contra Covid-19 até 19 de junho. O levantamento mostra que, até essa data, um total de 25.935 doses de oito lotes de AstraZeneca foram aplicadas fora da validade. Metade desses lotes veio do Instituto Serum da Índia; a outra metade, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

O Conass e o Conasems afirmam, ainda, que os profissionais que aplicam imunizantes contra o coronavírus checam o prazo de validade da dose utilizada.

A cidade de Alagoa Grande, no interior da Paraíba, admitiu ter aplicado 72 doses da vacina AstraZeneca fora do prazo de validade. O caso ocorreu em maio e foi registrado no sistema de notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba também foi notificada.

Inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde foi para aguardar orientações sobre como a cidade deveria proceder. Posteriormente, o município recebeu o sinal verde para revacinar as 72 pessoas que tinham tomado a dose vencida. A revacinação começou há uma semana.

Em nota oficial, a Secretaria de Saúde da Paraíba informou que os municípios devem avaliar se ocorreu erro de registro ou se não aplicou a dose em tempo oportuno. De acordo com o governo estadual, apenas Alagoa Grande informou o problema.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.