Descrição de chapéu Coronavírus

Xapuri (AC) vai revacinar 51 pessoas que receberam doses vencidas da AstraZeneca

Imunizantes usados de 2 a 14 de junho estavam fora da validade e foram identificados após reportagem da Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

A Prefeitura de Xapuri, no Acre, colocou sob monitoramento 51 moradores da cidade que receberam doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19.

Reportagem da Folha mostrou que registros oficiais do Ministério da Saúde indicam ao menos 26 mil doses vencidas do imunizantes que foram aplicadas em postos de saúde do país.

Segundo o diretor de ações básicas de Xapuri, Francisco Andrade da Silva Souza, as 51 doses vencidas na cidade foram aplicadas entre os dias 2 e 14 de junho. O lote usado venceu em abril.

"Já detectamos todos os moradores que receberam as doses vencidas. Alguns já nos procuraram", afirmou Souza.

O procedimento a ser adotado agora, segundo o diretor, será a aplicação de nova dose do imunizante 45 dias depois do recebimento da vacina vencida. Andrade afirmou ainda que nenhum dos moradores que receberam a dose com prazo de uso extrapolado apresentou problemas de saúde.

As doses para a imunização contra a Covid-19 na cidade estão chegando escalonadas, o que, na avalição de Souza, pode ter gerado erro por parte da equipe responsável pela imunização na cidade. "Estamos fazendo um pente-fino e apurando o que aconteceu".

Em nota, a Prefeitura de Xapuri afirmou que um procedimento interno foi aberto para verificar o que pode ter ocorrido.

"A secretaria de Saúde reforça seu compromisso e atuação com a população de Xapuri e seguiremos os rigorosos protocolos do Programa Nacional de Imunização para garantir que não se repita o ocorrido, e que o processo continue ágil e com a maior brevidade possível Xapuri volte a sua normalidade tão desejada", diz a nota.

Antes da publicação da reportagem da Folha, ao menos duas cidades já haviam identificado a irregularidade e tomado providências.

Foi o caso de Dracena (SP), que informou que 80 pessoas foram vacinadas nos dias 14 e 15 de abril com doses fora do prazo de validade. À época, a prefeitura revacinou as pessoas com o mesmo imunizante.

No interior da Paraíba, a cidade de Alagoa Grande também admitiu ter aplicado 72 doses da vacina AstraZeneca fora do prazo de validade. O caso ocorreu em maio e a revacinação começou há uma semana, após orientação do Ministério da Saúde.

Outras prefeituras, no entanto, negaram terem aplicado doses vencidas contra a Covid-19, argumentando erro de registro no sistema.

Integrantes do Observatório Covid-19 BR publicaram um artigo na Folha defendendo que a reportagem que apontou as irregularidades "induz a equívocos" porque parte de uma base de dados que possui inconsistências há muito tempo sabidas.

"Não há elementos sólidos para afirmar que brasileiros tomaram vacina vencida contra Covid. Assim como a equipe de reportagem, membros do Observatório Covid-19 BR verificaram essas informações, fazendo uma amostragem na base de dados. Na amostra analisada, o que foi encontrado sugere fortemente que se trata de erros de digitação nas bases de dados ou erros a partir da alimentação dos dados no sistema nacional (SI-PNI) a partir de sistemas próprios dos estados e municípios", diz o texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.