Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Brasil registrou 278 mortes por Covid neste domingo (29)

País chegou a 579 mil óbitos pela doença; foram registrados mais de 11 mil casos positivos, neste domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 278 mortes por Covid e 11.855 casos da doença, neste domingo (29). Com isso, o país chegou a 579.330 óbitos e 20.738.655 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

A média móvel de mortes é de 679. É o menor nível deste ano.

A média móvel de casos permaneceu em estabilidade e agora é de 24.390.

Mesmo com números inferiores aos elevados dados anteriores, o momento merece atenção e cuidado. O país já tem circulação comunitária da mais transmissível variante delta, que vem causando aumentos expressivos de casos em outros países. A delta também já parece causar problemas no Rio de Janeiro, que vê aumentos de casos e internações.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

A média é um instrumento estatístico que busca amenizar grandes variações nos dados, como costumam ocorrer em finais de semana e feriados. Ela é calculada pela soma do número de mortes dos últimos sete dias e a divisão do resultado por sete.

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 20 estados e no Distrito Federal.​

De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, o país tem 129.114.566 pessoas parcialmente imunizadas e 60.364.051 com as duas doses. Também entram nessa conta as doses únicas da Janssen aplicadas.

Os dados publicados nesta sexta já consideram a nova projeção populacional do IBGE, divulgada também nesta sexta. Até então, a proporção de vacinados era calculada considerando uma população brasileira de 211,8 milhões; agora, a nova projeção aponta para 213,3 milhões. A mudança traz alteração discreta na proporção de vacinados.

Com os dados atualizados e considerando toda a população brasileira, 60,5% dela já recebeu ao menos uma dose. Com a projeção antiga, seria 62,4%.

A fatia com o esquema vacinal completo é de 28,3%, novamente, de toda a população.

O Brasil chegou recentemente a 30% de adultos com esquema vacinal completo.

Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.