Prefeitura de SP aplica mais de 17 mil doses contra Covid-19 na noite da Virada da Vacina

Evento tem como objetivo alcançar imunização de 100% da população adulta com a primeira dose

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Durante o período noturno da Virada da Vacina, entre as 19h do último sábado (14) até as 7h deste domingo (15), foram aplicadas 17.566 doses contra a Covid-19, em São Paulo. ​A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.

No total, foram aplicadas 17.439 primeiras doses e 127 segundas doses. Com isso, 12 milhões de paulistanos já tomaram a primeira dose, o que representa 96,5% da população adulta. Além disso, 40,5% estão com a imunização completa com duas doses ou com dose única.

A campanha da prefeitura de São Paulo, que visa imunizar até 100% da população adulta, continua até as 17h deste domingo (15), completando assim 34 horas de aplicação de vacina de forma ininterrupta. Nas primeiras 24 horas, foram aplicadas 286.209 doses; a expectativa é que, até o final do domingo, 600 mil jovens recebam a vacina.

O evento foi dividido em dois momentos. No sábado, puderam se vacinar, a partir das 7h, as pessoas com 20 e 21 anos. A partir das 17h, a imunização foi aberta também para o público de 18 a 20 anos.

Em um primeiro momento, a ideia era que o mutirão fosse apenas para primeira dose, mas, como postos de saúde registraram falta de doses na última sexta-feira (13), principalmente da AstraZeneca, algumas UBS e AMAs/UBSs também aplicaram a segunda dose.

Com objetivo de incentivar os jovens a se vacinarem, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu shows e discotecagens em alguns postos de vacinação. A pasta informou que, apesar das apresentações, não era permitida aglomeração e a música deveria ser apreciada apenas durante a fila para a vacinação.

Ao todo, cerca de 600 pontos de vacinação foram abertos durante os dois dias, sendo que 16 deles funcionaram durante a noite e toda a madrugada.​

A Secretária Municipal de Saúde também informa que, a partir de segunda-feira (16), as doses remanscentes serão usadas para adiantar a segunda dose da vacina.

Para quem se vacinou com AstraZeneca ou Pfizer, o intervalo mínimo entre a primeira e segunda dose é de 60 dias; para a Coronavac é de 15 dias —de acordo com o calendário atual, o tempo de espera pode entre a primeira e segunda dose é de 12 semanas, caso da Pfizer e Astrazeneca, e 28 dias, para a Coronavac.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.