Descrição de chapéu Coronavírus

Terceira dose da vacina contra Covid-19 começa a ser aplicada em São Luís

Capital maranhense se torna primeira cidade no país a fazer reforço, previsto pelo Ministério da Saúde para 15 de setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Luís

Capital do Maranhão, São Luís iniciou nesta quinta-feira (26) a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 para idosos residentes em instituições de longa permanência. A partir desta sexta-feira (27), pessoas com mais de 90 anos são elegíveis para tomar a dose adicional.

A ação começou dois dias após Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, anunciar na terça-feira (24) que a terceira dose será aplicada a partir de 15 de setembro para pessoas com mais de 70 anos que tenham completado o ciclo vacinal há mais de seis meses e para imunossuprimidos que o tenham concluído há 28 dias.

“Em São Luís, completamos o ciclo de aplicação da primeira dose tanto da população adulta quanto de adolescentes de 12 a 17 anos. Isso nos permitiu a aplicação da terceira a partir de hoje, porque nós temos o imunizante em nossa rede de frios e aguardávamos tão somente a autorização do Ministério da Saúde”, afirma Eduardo Braide, prefeito da capital.

Braide disse que dois pontos explicam a velocidade na aplicação da vacina em São Luís. O primeiro é a utilização de centros de vacinação exclusivos e independentes para a Covid-19. Segundo ele, alguns desses centros têm capacidade de vacinar 5.000 pessoas em um único dia e permitem que a aplicação da segunda e agora da terceira dose seja feita ao mesmo tempo.

O outro foi o envio de 300 mil doses para a capital maranhense em maio deste ano, por causa de um navio que aportou na cidade com casos da variante delta. Segundo Braide, esse número extra de doses foi importante para avançar na vacinação de toda a população da cidade.

Em paralelo à aplicação da terceira dose, São Luís continua o ciclo da segunda dose para adultos e adolescentes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.