Descrição de chapéu Coronavírus

Mesmo vacinadas, pessoas podem transmitir a variante delta, diz agência inglesa

Vacinação completa oferece boa proteção contra adoecer gravemente e morrer de Covid, mostram estudos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Surgiram novos sinais iniciais de que pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 ainda assim podem transmitir a variante delta do vírus, anunciaram cientistas da Public Health England (PHE), a agência inglesa de saúde pública.

A constatação confirma informações vindas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, que na semana passada expressou preocupação sobre a possibilidade de que pessoas vacinadas e infectadas pela variante delta pudessem transmiti-la facilmente, o que não acontece com outras variantes.

Embora as vacinas contra a Covid reduzam o risco geral de um indivíduo ser infectado pela delta, se infectado, alguns estudos mostram que parece haver uma "diferença limitada" na carga viral entre os vacinados e não vacinados.

A variante delta, altamente contagiosa, se tornou o tipo dominante de coronavírus em todo o planeta, e vem sustentando uma pandemia que já matou mais de 4,4 milhões de pessoas, 130 mil das quais no Reino Unido.

Profissional da saúde prepara vacina para imunizar paciente contra a Covid em Buenos Aires - Agustin Marcarian - 6.ago.2021/Reuters

Foi demonstrado que as vacinas oferecem boa proteção contra adoecer gravemente e morrer de Covid causada pela variante delta, especialmente depois da segunda dose, mas existem menos dados quanto a se pessoas vacinadas podem transmitir a doença a terceiros.

“Algumas constatações iniciais indicam que os níveis do vírus presentes em pessoas que foram infectadas pela variante delta depois de terem sido vacinadas podem ser semelhantes aos níveis encontrados em pessoas não vacinadas”, informou a PHE em comunicado.

“Isso pode ter implicações para a infecciosidade das pessoas, quer tenham sido vacinadas, quer não. No entanto, estamos falando apenas de uma análise exploratória inicial, e novos estudos direcionados são necessários a fim de confirmar se esse é ou não o caso”, acrescentou a agência.

A PHE afirmou que, dos casos confirmados de contágio pela variante delta que resultaram em hospitalização dos portadores, de julho para cá, 55,1% dos pacientes não haviam sido vacinados e 34,9% haviam recebido duas doses de uma vacina contra a Covid-19.

Quase 75% da população britânica já recebeu duas doses de vacina, e a PHE anunciou que “à medida que proporção maior da população recebe vacinas, veremos uma porcentagem relativa maior de pessoas vacinadas entre os internados em hospitais”.

Os novos achados reforçam a necessidade de manutenção de outras medidas preventivas, como o distanciamento social.

A PHE também anunciou separadamente que outra variante, conhecida como B.1.621, detectada inicialmente na Colômbia, mostrou sinais de que é capaz de escapar à resposta imunológica deflagrada seja por vacinas contra a Covid-19, seja por infecção prévia.

A PHE classificou essa variante como “sob investigação”, mas ainda não a definiu como “variante preocupante” —uma designação que pode gerar fortes respostas das autoridades.

“Existem provas preliminares obtidas em laboratório que indicam que a vacinação e infecções prévias podem ser menos efetivas em termos de prevenção de contágio no caso da (B.1.621)”, afirmou a agência, acrescentando que havia 37 casos confirmados de contágio pela variante na Inglaterra.

“No entanto, estamos falando de dados muito limitados e mais pesquisas são necessárias. Não existem indicações que sugiram que ela é mais contagiosa do que a variante delta dominante”, informou a PHE.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.