Descrição de chapéu Financial Times Coronavírus

Vacinação completa detém metade das infecções por variante delta, diz pesquisa

Estudo com 98 mil na Inglaterra oferece mais ampla evidência comunitária até agora sobre imunização e a cepa do vírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Clive Cookson
Financial Times

A vacinação completa reduz pela metade a transmissão da variante delta do coronavírus e é 60% eficaz na prevenção de sintomas da Covid-19, segundo a última pesquisa de prevalência React-1 do Imperial College do Reino Unido.

As descobertas, divulgadas na quarta-feira (4) e baseadas em um estudo com 98 mil voluntários na Inglaterra, oferecem a mais ampla evidência comunitária até agora sobre como as vacinas protegem contra a variante delta, que se originou na Índia e deslocou completamente a cepa anterior, alfa, no Reino Unido desde o início de abril.

Estudos recentes mostraram 90% de eficácia da vacina na prevenção de hospitalizações com a delta. No estudo React-1, 40% dos participantes que tiveram teste positivo eram assintomáticos e muitos outros tinham sintomas muito brandos. As estimativas de eficácia sempre diminuem quando os cientistas incluem doença menos grave.

Profissional da saúde prepara vacina contra a Covid para aplicar em morador de São Paulo - Rahel Patrasso - 26.jul.2021/Xinhua

"A vacinação continua altamente eficaz contra a delta", disse Paul Elliott, um dos líderes do projeto no Imperial.

O React-1, que está sendo realizado desde abril de 2020, oferece instantâneos mensais da Covid testando amostras aleatórias de pessoas em toda a Inglaterra. Durante a última pesquisa, de 24 de junho a 12 de julho, a prevalência da infecção, de 0,63%, era quatro vezes maior do que durante a etapa anterior, de 20 de maio a 7 de junho.

A disseminação começava a desacelerar no final do período de amostragem, mas o estudo parou antes de captar a recente queda rápida dos casos de Covid.

"A variante delta constituía 100% da última amostra", disse Steven Riley, outro líder do estudo. "Não identificamos nenhuma das sublinhagens mais preocupantes da delta."

Esta é a primeira vez que o React-1 avaliou a eficácia de vacinas. A análise incluiu imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer, mas não dividiu os resultados por marca.

"As conclusões, quando comparadas com outros estudos que demonstram o impacto das vacinas contra o coronavírus na redução de hospitalizações e mortes por Covid-19, são animadoras", disse Tom Wingfield, palestrante clínico sênior na Escola de Medicina Tropical de Liverpool. "No entanto, [elas] também servem para lembrar que, mesmo com cobertura vacinal extremamente alta, é grande a probabilidade de termos uma nova onda de infecções no outono."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.