Descrição de chapéu Coronavírus

Governo de SP diz que irá vacinar com Pfizer quem tem 2ª dose de AstraZeneca atrasada

Objetivo é imunizar quem estiver com a dose vencida entre os dias 1º e 15 de setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (10) que quem estiver com a 2ª dose da vacina AstraZeneca atrasada poderá se vacinar com Pfizer a partir da próxima semana.

O objetivo é imunizar quem estiver com a dose de AstraZeneca vencida entre os dias 1º e 15 de setembro.

A gestão João Doria (PSDB) promete entregar aos municípios, no fim de semana, 400 mil doses extras de Pfizer que chegaram nos últimos dias ao estado. O governo afirma que as prefeituras poderão aplicar vacinas da Pfizer que eventualmente tiverem em seu estoque.

Profissional da saúde se prepara para imunizar pessoa contra a Covid-19 em São Paulo - Rahel Patrasso - 26.jul.2021/Xinhua

Até agora, os poucos estudos disponíveis sobre o uso de um imunizante contra a Covid diferente do aplicado na primeira dose apontaram que a combinação é segura.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a mistura de vacinas foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do Estado e pelo Plano Estadual de Imunização, que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do próprio Ministério da Saúde.

A decisão também foi aprovada em deliberação bipartite com o Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).

A capital paulista quase interrompeu a aplicação da segunda dose do imunizante nesta quinta (9). Segundo o site "De Olho na Fila", serviço da Prefeitura de São Paulo para mostrar a situação dos postos e se há vacina para segunda dose, por volta das 17h desta quinta, apenas 20 dos 550 locais abertos tinham o imunizante –o reforço era disponibilizado em 3,6% das unidades.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o governo federal deixou de enviar cerca de 1 milhão de doses para o estado, deixando os municípios paulistas impossibilitados de aplicar a segunda dose da AstraZeneca.

"O não envio destas doses pelo Ministério da Saúde descumpre uma obrigação do órgão federal em disponibilizar vacinas necessárias à imunização complementar das pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina", disse o governo em nota.

Mais cedo, nesta sexta, o Ministério da Saúde afirmou que não deve imunizantes da AstraZeneca para serem aplicadas como segunda dose em São Paulo.

Segundo a pasta, se as pessoas não encontram o imunizante nos postos de saúde do estado, é porque o governo estadual aplicou na primeira dose injeções que deveriam ter sido reservadas para a segunda.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dados inseridos por São Paulo no LocalizaSUS mostram que o estado utilizou 13,99 milhões de aplicações da primeira dose e 6,67 milhões da segunda.

“Até o momento, foram entregues ao estado 12,4 milhões de dose 1 e 9,2 milhões de dose 2 da AstraZeneca. Os 2,8 milhões de doses [que completam a diferença] não foram enviados porque o prazo de intervalo entre a primeira e segunda dose só se dará no final do mês”, disse a pasta, em nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.