Descrição de chapéu Coronavírus

Internações por Covid em SP ficam abaixo de 5.000, menor número da pandemia

Média móvel de internações também atinge menor valor, com 5.271; secretaria atribui queda à vacinação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O estado de São Paulo registrou nesta terça-feira (21) o menor número de pessoas hospitalizadas por Covid-19 em leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) e enfermaria desde o início da pandemia: são 4.968 pacientes, dos quais 2.420 em UTIs e 2.548 em leitos clínicos.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado está em 31,7%. Na Grande São Paulo ela fica um pouco acima, 37,9%. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde e seguem uma tendência percebida na maior parte do país.

O número é também o menor valor de média móvel de internações, 5.271. Antes disso, o menor índice tinha sido registrado em 9 de novembro de 2020, com 6.808.

Equipe de profissionais da saúde cuida de paciente com Covid internado em UTI no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
Equipe de profissionais da saúde cuida de paciente com Covid internado em UTI no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - 03.abr.21/Divulgação

A média móvel é um instrumento estatístico que busca amenizar variações nos dados, como os que costumam acontecer aos finais de semana e feriados, ou mesmo instabilidades temporárias do sistema. O valor é calculado pela soma das internações dos últimos sete dias e pela divisão do resultado por sete.

No momento mais crítico da segunda onda da Covid-19, no final de março, o estado de São Paulo contabilizava mais de 31 mil hospitalizados, senddos quaiso 13 mil em leitos de UTI.

Apesar do baixo índice de internados no estado, na última terça-feira (14) a cidade de São Paulo notou um aumento nas internações em UTI. A alta, de cerca de 33%, foi verificada nos 14 dias anteriores, passando a taxa de ocupação de 37% para 49%.

Em julho deste ano, o número de hospitalizados ainda preocupava por estar acima de 15 mil pacientes, e muitos especialistas alertaram sobre o possível avanço da variante delta no estado.

A Secretaria de Saúde atribui ao avanço da vacinação a queda no número de internações. De acordo com o site VacinaJá, do estado, 81,2% da população (acima de 12 anos) recebeu ao menos uma dose da vacina e cerca de 52% as duas doses do imunizante.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.