Descrição de chapéu Coronavírus

Vacina da Pfizer contra Covid-19 poderá ser autorizada nos EUA para crianças de 5 a 11 anos

Cronograma se baseia na expectativa de que a Pfizer terá dados suficientes de testes clínicos para pedir autorização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Autoridades graduadas da saúde dos Estados Unidos acreditam que a vacina da Pfizer contra Covid-19 poderá ser autorizada para crianças de 5 a 11 anos até o final de outubro, segundo duas fontes informadas sobre o assunto.

O cronograma se baseia na expectativa de que a Pfizer, que desenvolveu a vacina com a BioNTech, da Alemanha, terá dados suficientes de testes clínicos para pedir autorização para uso emergencial nessa faixa etária à Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA na sigla em inglês) perto do final deste mês, segundo as fontes.

Profissional da saúde prepara dose de vacina da Pfizer
Profissional da saúde prepara dose de vacina da Pfizer - Rivaldo Gomes/Folhapress
Elas preveem que a FDA poderá tomar uma decisão sobre se a vacina é segura e eficaz para crianças pequenas em três semanas após o pedido feito nos Estados Unidos.

A decisão sobre autorizar uma vacina para crianças pequenas é ansiosamente esperada por milhões de americanos, especialmente pais e mães cujos filhos começaram as aulas nas últimas semanas em meio a uma onda de infecções pela variante delta do vírus.

O principal especialista em doenças infecciosas do país, doutor Anthony Fauci, traçou o cronograma durante uma reunião online com milhares de funcionários do Instituto Nacional de Saúde (NIH na sigla em inglês) na sexta (10), segundo uma das fontes. Uma segunda fonte familiarizada com a situação disse que a FDA previu um prazo semelhante para a Pfizer.

Se a Pfizer apresentar seu pedido até o fim de setembro, e os dados sustentarem seu uso, "quando chegarmos a outubro, as primeiras semanas de outubro... o produto da Pfizer provavelmente estará pronto", disse Fauci, segundo a fonte.

Fauci afirmou que a Moderna provavelmente levará três semanas a mais que a Pfizer para colher e analisar seus dados sobre crianças de 5 a 11 anos, segundo a fonte. Ele previu que uma decisão sobre a vacina da Moderna poderá vir por volta de novembro, disse a fonte. A outra fonte disse que o cronograma de Fauci para a Moderna parece "otimista".

Autoridades da Pfizer, da Moderna e do NIH não fizeram comentários imediatamente.

A Pfizer disse anteriormente que teria dados sobre crianças nessa faixa etária prontos em setembro e planejava pedir uma autorização de emergência logo depois. Antes, os reguladores federais de saúde, incluindo Fauci, sugeriram que uma decisão da FDA poderia vir em novembro ou depois. A Moderna disse a investidores na quinta (9) que esperava dados de seu estudo com crianças até o final do ano.

Mais cedo na sexta, a FDA disse que se esforçará para aprovar rapidamente a vacina contra Covid-19 para crianças, depois que as empresas apresentarem seus dados. Ela disse que consideraria as solicitações adotando um caminho mais rápido para autorizar a vacina para uso emergencial.

A autorização de emergência exige que as companhias apresentem dois meses de dados de segurança sobre participantes de testes, contra seis meses exigidos para o licenciamento completo.

A BioNTech, sócia da Pfizer, disse à revista Der Spiegel que também espera pedir autorização global para a vacina contra Covid-19 em crianças a partir de 5 anos nas próximas semanas e que está fazendo preparativos para o lançamento.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.