Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Brasil registra 199 mortes por Covid e chega a 598 mil óbitos na pandemia

País tem mais de 90 milhões com duas doses de vacina; aos domingos, segundas e feriados, dados são menores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 199 mortes por Covid e 11.149 casos da doença, nesta segunda-feira (4). Com isso, o país chegou a 598.185 vidas perdidas e 21.476.823 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2.

O Rio Grande do Norte não registrou mortes nesta segunda. Paraíba e Rondônia não atualizaram os seus dados.

Aos domingos, segundas e feriados, os números da Covid costumam ser menores, por atrasos de registro nas secretarias de saúde.

A média móvel de mortes agora é de 498 vidas perdidas por dia, queda de 6% em relação ao dado de duas semanas atrás. Já a média de casos é de 16.048 infecções diárias, queda de 51%.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Vista área de covas abertas em cemitério
Covas abertas no Cemitério Vila Alpina, em São Paulo - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 25 estados e no Distrito Federal.​

O Brasil registrou 1.157.956 doses de vacinas contra Covid-19, nesta segunda. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 274.432 primeiras doses e 720.349 segundas. Também foram registradas 164.510 doses de reforço. Por um revisão das doses únicas aplicadas na Bahia, o dado referente às vacinas da Janssen ficaram negativos (-1.335).

Ao todo, 147.731.532 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil —90.044.046 delas já receberam a segunda dose do imunizante.

Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 94.277.927 pessoas com esquema vacinal completo no país.​

Com isso, 93,75% da população com mais de 18 anos já recebeu ao menos uma dose (nesse caso, a 1ª dose de alguma vacina ou o imunizante de dose única) e 58,16% (também com mais de 18 anos) recebeu as duas doses recebidas ou a dose única da Janssen.

Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.