Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Brasil registrou 492 mortes por Covid em 24 h e ultrapassa 597 mil óbitos

País também teve mais de 18 mil casos da doença; instabilidades no sistema do Ministério da Saúde permanecem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 492 mortes por Covid e 17.984 casos da doença, nesta sexta-feira (1º). Com isso, o país chegou a 597.292 vidas perdidas e a 21.443.761 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

Rondônia não divulgou dados devido a problemas relacionados à atualização do sistema do Ministério da Saúde. "Diante desta situação, os dados referentes aos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2021 não serão publicados e serão gerados tão logo o sistema esteja em pleno funcionamento, cuja previsão é segunda-feira (04), e na ocasião todas as informações serão disponibilizadas à população", disse a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em nota.

O Amapá também não divulgou os números da Covid, nesta sexta.

Ao menos 10 estados continuam com problemas para contabilizar os casos de Covid-19 em razão de uma atualização no sistema do Ministério da Saúde feita há três semanas. Isso levou a um represamento dos dados e pode prejudicar o monitoramento da pandemia.

A média móvel de mortes permanece em estabilidade (sem crescimentos ou reduções acima de 15%) e agora é de 513 óbitos por dia.

Já a média móvel de casos teve uma queda de 51% em relação aos dados de duas semanas atrás e agora é de 16.708. Vale relembrar aqui os problemas de contabilização de casos, o que elevou recentemente a média de infecções para mais de 30 mil pessoas infectadas por dia.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Com a pá apoiada no solo e as duas mãos sobre ela, homem de máscara e roupa branca abaixa a cabeça
Sepultador durante enterro de vítima de Covid no Cemitério Vila Formosa, em São Paulo - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados nos 26 estados e no Distrito Federal.​

O Brasil registrou 1.625.446 doses de vacinas contra Covid-19, nesta sexta. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 434.176 primeiras doses e 1.063.414 segundas. Também foram registradas 37.108 doses únicas e 90.748 doses de reforço.

Ao todo, 147.039.469 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil —88.321.595 delas já receberam a segunda dose do imunizante.

Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 92.554.978 pessoas com esquema vacinal completo no país.​

Com isso, 93,33% da população com mais de 18 anos já recebeu ao menos uma dose (nesse caso, a 1ª dose de alguma vacina ou o imunizante de dose única) e 57,10% (também com mais de 18 anos) recebeu as duas doses recebidas ou a dose única da Janssen.

Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.