Descrição de chapéu Coronavírus

Novo responsável pelo programa de vacinação é nomeado após 3 meses sem titular da área

Pediatra Ricardo Queiroz Gurgel é o novo coordenador do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Após três meses sem um titular, o pediatra Ricardo Queiroz Gurgel foi nomeado para o cargo de coordenador do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (6). Ela foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Ao PNI cabe organizar e implementar as ações de vacinação. O programa disponibiliza imunizantes para todas as idades, com vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, disponíveis durante todo o ano.

Profissional da saúde segura uma seringa espétada em uma ampola de vacina
Profissional da saúde prepara vacina contra Covid

Atualmente, ele atua como professor de Pediatria da UFS (Universidade Federal de Sergipe) e coordena o programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS, segundo consta em seu currículo Lattes.

Ele também participa do estudo clínico de aprovação da vacina tetravalente contra a dengue do Instituto Butantan. Tem também atuação de investigação sobre a utilização de vacinas em crianças.

Gurgel é formado pela UFS, ele possui mestrado e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela USP (Universidade de São Paulo).

Ele assume o cargo que antes era ocupado pela ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações Francieli Fontana. Ela pediu exoneração em junho deste ano. A saída foi publicada no Diário Oficial da União em 7 em julho.

Em entrevista à Folha, ela chegou a atribuir dificuldades na campanha à falta de doses e via em declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prejuízos à estratégia de vacinação no país.

“Isso divide a opinião pública. Quando se tem certeza de que vacina é o meio mais efetivo para conter a epidemia, junto com as medidas não farmacológicas, e tem comunicação diferente do líder da nação, isso traz prejuízo para a campanha de vacinação”, afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.