Descrição de chapéu Dias Melhores câncer

ONG oferece mamografia gratuita para mulheres com mais de 40 anos em SP

Parceria da ONG Américas Amigas com Intel possibilita unidade móvel de exames com atendimento até 3 de dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma carreta totalmente equipada com um mamógrafo, um computador para visualizar e transmitir exames e capacidade para atender 100 pacientes por dia está em circulação por São Paulo.

O objetivo da iniciativa, fruto de uma parceria da ONG Américas Amigas com a Intel, é oferecer gratuitamente mamografia ao público feminino —o exame serve para o diagnóstico de câncer de mama, o tipo mais letal da doença para as mulheres.

A unidade móvel, que desde terça (26) faz o atendimento em Paraisópolis (na zona sul de São Paulo), realiza os exames das 8h às 18h em todas as mulheres com mais de 40 anos e em situação de vulnerabilidade que queiram se examinar. A carreta estará em circulação até o dia 3 de dezembro (veja datas e locais abaixo).

Carreta da ação Mulheres Amigas no Itaim Paulista, zona Leste de São Paulo (SP)
Carreta da ação Mulheres Amigas no Itaim Paulista, zona Leste de São Paulo (SP) - ONG Américas Amigas

Além da mamografia, as pacientes podem ainda passar por um ultrassom, serem encaminhadas para uma consulta com um especialista e até mesmo fazerem uma biópsia, caso o resultado do exame indique que isso é necessário.

Segundo Andrea da Veiga Pereira, presidente da ONG, a escolha de mulheres em situação de vulnerabilidade como público-alvo foi tomada em uma tentativa de se aproximar das comunidades. Além disso, esse grupo é o mais afetado pela fila de espera para realizar exames na rede pública.

"Nosso projeto trabalha com agendamento pela internet e dá preferência para mulheres que já tenham algum sinal, alguma evidência de ter algum nódulo ou outra formação na mama. Essas mulheres seriam afetadas se tivessem que aguardar a realização dos exames na fila do SUS", afirma.

Isso não significa que não podem ser atendidas mulheres sem agendamento prévio. "Atendemos a todas e, ao final do dia, a demanda continua existindo, não conseguimos zerar", diz Pereira.

Como o resultado do exame é extremamente rápido, de até 5 minutos, as pacientes podem ser orientadas a realizar exames complementares, que são acompanhados pela ONG até que seja feito o diagnóstico completo. "Com o diagnóstico em mãos, a paciente tem autonomia para ir ao SUS realizar o tratamento ou a cirurgia, dentro da lei dos 60 dias [que prevê obrigatoriedade de atendimento no prazo máximo de 60 dias após determinação do tratamento]. Nós acompanhamos todo o processo até o final."

A rapidez do laudo e a capacidade de processar e transmitir até 170 exames por dia são duas adições importantes do projeto das empresas Intel Brasil e Diagnext.com, responsável pela segurança dos dados, monitoramento de TI e outros serviços móveis. "A Intel Brasil nos últimos anos tem desenvolvido tecnologias habilitadoras, como os miniprocessadores Intel NUC, que são do tamanho de uma palma da mão e processam os dados com agilidade", explica Fabiano Sabatini, especialista de TI da empresa.

Assim, a velocidade para enviar os dados também permite a realização de consultas por telemedicina, reforça Sabatini. "Em um laboratório normal, o prazo para resultado de exames pode ser de um a cinco dias úteis, em alguns casos na nossa unidade móvel o retorno é de menos de 5 minutos", diz.

Diversos estudos já mostraram que o diagnóstico precoce de câncer de mama pode reduzir em até 25% a mortalidade pela doença, especialmente em mulheres acima de 40 anos, nas quais o exame anual é recomendado.

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados todo ano, com uma incidência de 61,61 casos a cada 100 mil pessoas.

Em 2019, a taxa de mortalidade da doença foi de 14,23 óbitos por 100 mil mulheres, sendo a principal causa de morte por câncer nas mulheres no país (com exceção dos cânceres de pele do tipo não melanoma).

A ONG Américas Amigas foi fundada em 2009, primeiro com o objetivo de doar mamógrafos (aparelhos de mamografia) para hospitais filantrópicos no país. Em 2012, o grupo ampliou suas ações para mais áreas: doação de aparelhos, capacitação e treinamento de profissionais, comunicação e conscientização do público e doação de exames através de laboratórios parceiros —incluindo a ação da carreata, que foi doada pelo Hospital do Câncer de Patrocínio, em Barretos (SP).


​Confira abaixo as datas da carreta no estado de São Paulo​

  • De 26/10 a 31/10 na Comunidade de Paraisópolis (SP)
  • De 2/11 a 7/11 no Shopping Plaza Mauá (SP)
  • De 29/11 a 3/12 em São Sebastião, no Litoral Norte (SP)

Para saber mais, acesse o site da Américas Amigas. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.