Descrição de chapéu Coronavírus

Anvisa recomenda ao governo barrar viajantes de mais quatro países africanos

Medida, que tenta evitar avanço da nova variante do vírus, inclui Angola, Maláui, Moçambique e Zâmbia à lista de restrições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fez uma recomendação na noite deste sábado (27) para que o governo federal proíba a entrada de viajantas que estiveram, nos últimos 14 dias, em quatro países africanos.

Com isso, a agência ampliou para dez o número de nações do continente na lista de restrições sanitárias.

Passageiros aguardam em saguão do aeroporto de Joanesburgo depois que diversos países barraram as viagens para a África do Sul
Passageiros aguardam em saguão do aeroporto de Joanesburgo depois que diversos países barraram as viagens para a África do Sul - Phill Magakoe/AFP

A medida acrescenta Angola, Maláui, Moçambique e Zâmbia, ao lado de África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Eswatini), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

O objetivo é tentar evitar a chegada da nova variante da Covid-19, batizada de ômicron pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Detectada no começo da semana, a variante identificada na África do Sul é vista com preocupação pela OMS (Organização Mundial da Saúde) por ter potencial risco de ser mais transmissível que as anteriores.

O governo publicou, na noite deste sábado (28), em edição extra do Diário Oficial da União, uma portaria adotando a primeira recomendação da agência de proibir a entrada de quem passou, nos últimos 14 dias, por África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Eswatini), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

A regra passa a valer a partir de segunda-feira (27). O ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) anunciou a medida em seu Twitter na sexta.

"O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia", escreveu Nogueira.

Segundo a Folha apurou, a nova recomendação da Anvisa será avaliada pelo governo na segunda-feira.

Mais três países europeus confirmaram casos de Covid-19 provocados pela ômicron neste sábado (27).

Junto à Bélgica, que registrou a primeira ocorrência da nova cepa no continente, estão agora Reino Unido, Alemanha e Itália.

Dois casos britânicos foram confirmados pela Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) nas cidades de Chelmsford (a nordeste de Londres) e Nottingham (no centro-norte da Inglaterra) e estão ligados a viagens ao sul da África.

Na Alemanha, que já investigava suspeitas no oeste do país, a confirmação de outros dois casos veio do estado da Baviera, no sudeste. Dois pacientes que chegaram ao país pelo aeroporto de Munique no último dia 24 agora estão isolados, segundo autoridades de saúde locais.

Já a Itália registrou um caso da ômicron em Milão, em um paciente que viajou de Moçambique. Segundo o Instituto Nacional de Saúde, tanto o paciente quanto seus familiares estão com boa saúde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.