Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Brasil registrou 612 mortes por Covid em 24 h e mais de 14 mil casos

Aumento das mortes ocorreu por represamento de dados de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 612 mortes por Covid e 14.424 casos da doença, nesta sexta-feira (12). Com isso, o país chega a 610.935 vidas perdidas e a 21.940.950 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2.

O aumento considerável de mortes, em relação a dias anteriores, ocorreu pelo registro de 414 óbitos em São Paulo.

A secretaria de saúde de São Paulo afirmou que os dados trazem "um acumulado de diversas semanas epidemiológicas, que após as mudanças do sistema Sivep-gripe do Ministério da Saúde tinham ficado represados". Diz ainda ter questionado o ministério sobre haver instabilidade ou anormalidade no sistema e que a resposta teria sido de que haveria uma atualização.

O ministério, por sua vez, afirma que o sistema "não ficou fora do ar, mas apresentou pontuais instabilidades que vem sendo solucionadas diariamente. Sistemas de informação desse tipo necessitam de alterações e/ou correções rotineiras, conforme as necessidades de respostas da vigilância".

A média móvel de mortes teve queda de 17% em relação ao dado de duas semanas atrás. Variações de até 15% são tidas como um cenário de estabilidade. Agora, a média é de 260 óbitos por dia.

Já a média móvel de casos está estável e é de 11.381 infecções por dia.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Sepultador, com as mãos na cintura, olha para o lado; em volta, há uma coroa de flores sobre uma sepultura
SAO PAULO, SP, 27.04.2021: COTIDIANO - CORONAVIRUS - Ensaio em cemitério para o dia em que o Brasil atinge 400 mil mortos por Covid-19. Na foto, sepultador visivelmente abatido após quatro enterros consecutivos e sem descanso no Cemitério Vila Formosa, no final da tarde desta terça-feira. (Foto: ) **EXCLUSIVO FOLHA** - 27.abr.2021 - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 25 estados e no Distrito Federal.​

O Brasil registrou 1.093.804 doses de vacinas contra Covid-19, nesta sexta. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 65.258 primeiras doses e 829.966 segundas. Também foram registradas 268.828 doses de reforço.

As doses únicas tiveram registro negativo (-70.248) devido aos dados apresentados pelo Paraná, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Norte.

Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, houve problemas para contabilizar as doses aplicadas e, dessa forma, os números podem ser revisados futuramente.

Ao todo, 156.697.518 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil —119.626.780 delas já receberam a segunda dose do imunizante. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 124.167.587 pessoas com esquema vacinal completo no país.​

Assim, o país já tem 73,46% da população com a 1ª dose e 58,21% dos brasileiros com esquema vacinal completo. Considerando somente a população adulta, os valores são, respectivamente, de 96,67% e 76,60%.

Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.