Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade de SP reduz para 21 dias intervalo entre doses da Pfizer para adolescentes

Capital recebeu lote de 1,278 milhão de doses da vacina contra a Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo reduziu nesta quinta-feira (11) o intervalo de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para adolescentes. O prazo de oito semanas passou a ser de 21 dias entre a primeira e a segunda aplicação do imunizante. A medida passa a valer a partir desta sexta (12).

A decisão da Secretaria Municipal da Saúde foi tomada após a chegada de um lote de 1,278 milhão de doses da vacina, a única liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser aplicada nessa faixa etária.

Inicialmente a aplicação da segunda dose estava liberada após 12 semanas. A Secretaria Municipal da Saúde, porém, anunciou no dia 24 de setembro a redução desse intervalo para oito semanas.

Adolescente é imunizado na capital paulista - Rivaldo Gomes - 6.set.2021/Folhapress

Com o novo intervalo, a gestão Ricardo Nunes (MDB) prevê que todos os adolescentes de 12 a 17 anos tenham o esquema vacinal completo até 5 de dezembro.

Toda a rede municipal de postos de vacinação da capital estará aberta no sábado (13) para atender um número maior de jovens. De acordo com a Secretaria da Saúde, estão aptos a tomar a segunda dose da vacina da Pfizer cerca de 600 mil adolescentes acima de 12 anos.

Por enquanto, a aplicação da segunda dose em adolescentes é lenta na capital paulista. Nesta quarta (10), de acordo com o boletim do Vacinômetro, menos de 32% das pessoas com 17 anos estavam com as duas doses em dia.

A porcentagem de quem está com o esquema vacinal completo diminui entre os mais novos –16 anos (29,4%), 15 anos (23,3%), 14 anos (14,6%), 13 anos (13,5%) e 12 anos (10%).

Em 18 de outubro, o governador João Doria (PSDB) já havia antecipado o intervalo para a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid para 21 dias, mas apenas para pessoas com 18 anos ou mais.

Assim como na capital paulista, o tempo de espera entre a primeira e a segunda dose era de 12 semanas e, no fim de setembro, o governo antecipou a aplicação da segunda dose para oito semanas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.