Descrição de chapéu Coronavírus

Ilhabela publica decreto desobrigando o uso de máscaras ao ar livre

Governo do SP, porém, alerta que a não utilização da proteção facial é passível de multa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A prefeitura de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, publicou nesta sexta-feira (19/11) um decreto desobrigando o uso de máscaras em espaços ao ar livre. O texto prevê que as máscaras devem continuar a ser utilizadas em ambientes fechados, repartições e transportes públicos. Ao ar livre, só serão exigidas em aglomerações, segundo o texto.

O decreto estadual que determina a obrigatoriedade das máscaras para reduzir a transmissão da Covid-19, porém, segue valendo. Em nota, a secretaria de estado da Saúde de São Paulo afirmou que o não cumprimento da norma "é passível de multa por parte da Vigilância Sanitária e, eventualmente, de intervenções do Ministério Público".

Fila de carros com atendentes da prefeitura abordando passageiros pelas janelas
Barreira sanitária contra Covid na entrada da balsa de Ilhabela (SP) em abril de 2021 - Bruno Santos - 2.abr.2021/Folhapress

Segundo o decreto da Prefeitura, os estabelecimentos comerciais também ficam obrigados a solicitar dos frequentadores a comprovação do esquema vacinal completo para ingressar nos espaços. A apresentação também é obrigatória para entrar em repartições públicas, casamentos, eventos desportivos, educacionais e culturais.

Para o prefeito Toninho Colucci (PL), a vacinação e a redução das taxas de internação permitem flexibilizar o uso das máscaras.

"As pessoas nas ruas já não têm usado as máscaras com a mesma frequência. Temos 92% da população vacinada com a primeira dose da vacina e mais de 82% com a segunda dose. Temos as menores taxas de mortalidade do Brasil e os índices de internação são muito baixos, por isso decidimos por não exigir em áreas abertas", diz.

No início do mês, o governo de São Paulo anunciou que projeta desobrigar o uso de máscaras em ambientes abertos em todo estado a partir do dia 1º de dezembro.

De acordo com João Gabbardo, coordenador executivo do comitê científico do estado, a decisão será tomada com base na análise de indicadores da pandemia, que inclui números de casos e de mortes, internações, taxa de transmissão e percentual de vacinação.

Para haver a flexibilização, será necessário chegar a 75% da população do estado vacinada, menos de 1.100 novos casos registrados por dia e abaixo de 300 internações diárias. Além disso, será preciso atingir a meta de até 50 óbitos diários. Hoje São Paulo tem cerca de 73% de toda a população imunizada.

Ao fim de outubro, o uso de máscaras em locais abertos deixou de ser obrigatório no Rio de Janeiro. Segundo decreto estadual, podem adotar a flexibilização municípios que tenham vacinado 65% de sua população total e 75% de sua população acima de 12 anos, como é o caso da capital.

No mês passado, a prefeitura do Rio argumentou que a cidade vive o melhor cenário epidemiológico desde o início da pandemia, com uma queda expressiva do número de casos e mortes, e registra índices de vacinação maiores do que países que já desobrigaram o uso da proteção.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.