Descrição de chapéu Coronavírus

Ministério da Saúde libera terceira dose para quem tomou Coronavac e vai viajar

Estado de São Paulo adotou as orientações do governo federal; aplicação já começou na capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Saúde orientou a aplicação da terceira dose dos imunizantes contra a Covid-19 da Pfizer ou da AstraZeneca para qualquer pessoa vacinada com a Coronavac que irá fazer viagens internacionais a países que não aceitam o produto fabricado pelo Instituto Butantan.

Foi autorizada também a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da AstraZeneca para 28 dias, e da Pfizer para 21 dias. Os métodos de comprovação de viagem ficam a cargo de cada estado e município.

Não há limite de idade ou público alvo, e a antecipação pode ser estendida a pessoas do núcleo familiar como pai, mãe, filhos e cônjuges, desde que comprovada a viagem ao exterior.

Juliana Tonietto Domingues, 35, recebendo sua vacina contra Covid no Memorial da América Latina, em São Paulo - 07.06.2021 - Zanone Fraissat/Folhapress

"Estados e municípios poderão avaliar as situações individualmente com intuito de encontrarem o melhor esquema vacinal, de acordo com a disponibilidade do imunógeno, que garanta proteção e segurança ao indivíduo, pautados em diretrizes nacionais respaldadas cientificamente", diz o documento.

A decisão foi publicada em 22 de outubro e tem como objetivo nortear a decisão de estados e municípios sobre a antecipação de segundas e terceiras doses da vacina contra a Covid-19 com base nos critérios regulatórios dos países de destino dos viajantes. A nota é assinada por Rosana Leite Melo, secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.

"Por se tratar de uma exceção, a pasta reitera que seja cumprido o que é pactuado, de forma tripartite, entre União, estados e municípios para que a campanha de vacinação contra a Covid-19 avance de maneira uniforme em todo o país e que não ocorra aplicação de doses em desacordo com o que está pactuado", afirma o Ministério da Saúde, em nota.

O governo do estado de São Paulo adotou a orientação do Ministério da Saúde, mas já havia antecipado a segunda dose de Pfizer para todos os adultos desde o dia 18 de outubro. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde, afirma que os municípios são os responsáveis pela aplicação e cumprimento do PEI (Plano Estadual de Imunização) .

A capital, além de acatar as orientações da administração estadual, também autorizou os viajantes que tenham tomado apenas a primeira dose da Coronavac a receber outros imunizantes como segunda dose, respeitando o intervalo de 28 dias para a AstraZeneca e 21 dias para a Pfizer.

Para antecipar as doses no município, será necessário apresentar o cartão de vacinação com as doses anteriores, um comprovante de endereço no município (caso as doses anteriores não tenham sido aplicadas na cidade), e a passagem emitida pela empresa de transporte aéreo, terrestre ou portuário. O morador também precisará comprovar quais imunizantes são aceitos no país de destino.

Segundo o infectologista Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), a decisão é acertada pois estudos já comprovaram a eficácia das vacinas em casos de intercambialidade de fabricantes e nos intervalos propostos pelo Ministério da Saúde. Kfouri destaca também que é uma situação de exceção, apenas para pessoas que têm viagens programadas para o exterior.

"As recomendações estão corretas, obviamente nós temos que levar em conta que não é uma situação rotineira, é para pessoas que tem necessidade de viagem comprovada, vão representar o Brasil fora", explica. "Era uma saída necessária, uma demanda importante para muitos brasileiros."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.