Descrição de chapéu BBC News Brasil Coronavírus África

Variante ômicron é resultado de acumular vacinas e deixar África de fora, diz especialista

Ativista Ayoade Alakija, da Aliança Africana para a Distribuição de Vacinas, destaca ser inaceitável proibição de viagens de países africanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

O surgimento da variante ômicron do coronavírus tem causado polêmica e preocupação em todo o mundo nos últimos dias, especialmente depois que vários países restringiram e até proibiram a entrada de passageiros que chegam em voos de pelo menos seis países africanos.

No Brasil, o Ministério da Saúde afirmou em nota que não registrou casos de infecção pela variante no país. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, publicou no Twitter que a partir desta segunda-feira (29) o país vai fechar as fronteiras para voos vindos da África do Sul, Botsuana, Eswatini (Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Já o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que seu país –onde a variante ômicron foi detectada pela primeira vez– não pode ser "punido" por ter encontrado a variante graças à tecnologia disponível.

Ayoade Alakija é codiretora da Aliança Africana para a Distribuição de Vacinas
Ayoade Alakija é codiretora da Aliança Africana para a Distribuição de Vacinas - BBC

No entanto, uma importante voz tem se levantado sobre o assunto: a de Ayoade Olatunbosun-Alakija, porta-voz da Aliança Africana para a Distribuição de Vacinas, que vem sendo clara em suas críticas e reivindicações aos países desenvolvidos.

"O surgimento dessa variante foi inevitável. Isso ocorreu devido à falta de vacinação e ao acúmulo de vacinas pelos países desenvolvidos", disse.

A BBC falou com Alakija sobre este assunto. Confira abaixo.

Você diz que o surgimento de uma variante como essa era inevitável. Por quê? Era totalmente inevitável. Mas antes gostaria de dizer uma coisa: se a Covid-19 que apareceu na China tivesse aparecido primeiro na África, não há dúvida de que o mundo teria trancado a África e jogado a chave bem longe.

Não haveria urgência em desenvolver vacinas porque seríamos dispensáveis. A África teria se tornado conhecida como o continente da Covid-19.

O que está acontecendo agora era inevitável, e é resultado de o mundo não vacinar todos com justiça, urgência e rapidez.

Essa falta de urgência causou essa situação? Países desenvolvidos estocaram vacinas e, para ser muito honesta, essas restrições de viagens aos países do continente africano são inaceitáveis, ​​porque se baseiam em questões políticas e não em pesquisas científicas.

Não temos informações suficientes sore a variante ômicron. O melhor que podemos dizer sobre, do ponto de vista científico, é que não sabemos nada.

Para Alakija, países ricos negligenciaram a vacinação na África, abrindo espaço para o surgimento de novas variantes docoronavírus
Para Alakija, países ricos negligenciaram a vacinação na África, abrindo espaço para o surgimento de novas variantes do coronavírus - Getty Images

Até que todos sejam vacinados, ninguém está seguro nesta pandemia, então qual será a resposta global a este novo desafio? Vai ser uma resposta política para proteger o povo de cada país, evitando a chegada daqueles 'africanos não vacinados'?

A pergunta a ser feita é a seguinte: por que os africanos não estão sendo vacinados, o que está acontecendo?

Então a chegada dessa nova variante era previsível? Como já disse, a falta de vontade política e a inexistência de uma campanha global de vacinação –isto é, um esforço que garanta que todos os habitantes deste planeta tenham acesso às vacinas– fez com que esta variante aparecesse em zonas muito vulneráveis ​​da África.

O mundo se recusou a vacinar a todos com o pouco apoio dado à iniciativa Covax (iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde que visa garantir vacinas a países pobres) ou outros métodos de distribuição.

A responsabilidade é conjunta? Sim. Sabíamos que essas decisões, esse acúmulo de vacinas por alguns países, nos levariam a variantes mais perigosas. Por que agora estão todos surpresos? Por que estamos fechando a África quando esse vírus já está em três continentes?

Ninguém está se fechando para a Bélgica e para Israel (onde também foram encontrados casos da variante ômicron).

Por que estamos isolando a África? Isso está errado, e é hora de nossos líderes africanos enfrentarem isso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.