Descrição de chapéu Coronavírus

5 fatos recentes que ligam o alerta (de novo) sobre a Covid

Avanço da variante ômicron e alguns recordes de casos despertam preocupação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | AFP

A descoberta e o avanço da variante ômicron têm causado um novo alerta sobre o rumo da pandemia de Covid-19, com novos recordes de casos despertando preocupação em alguns países.

Nos últimos dias, algumas situações têm chamado a atenção, como a confirmação da primeira morte pela variante ômicron no Reino Unido, a possível não eficácia das duas doses da vacina contra a nova cepa e a China voltando a decretar lockdown após registrar novo surto.

Cientistas da Universidade de Hong Kong conseguiram capturar pela primeira vez a imagem da variante ômicron do coronavírus com a ajuda de um microscópio, informou a instituição em um comunicado na quarta-feira (8) - HKU-MED

Primeira morte por ômicron

O Reino Unido confirmou a primeira morte pela variante ômicron do coronavírus nesta segunda-feira (13), segundo informou o premiê Boris Johnson.

Trata-se da primeira morte pela cepa anunciada por um país desde que ela foi identificada por cientistas na África do Sul, em novembro.

Segundo o premiê, a cepa já representa 40% das novas infecções diárias em Londres. Nos últimos dias, houve uma disparada de casos da nova variante no Reino Unido, com cerca de 4.713 notificações, número que as próprias autoridades reconhecem ser subnotificado.

Duas doses de vacina parecem insuficientes

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a ômicron parece se propagar mais depressa que a variante delta, apesar de causar sintomas mais leves, segundo dados preliminares.

Duas doses da vacina contra a Covid também parecem ser insuficientes para contornar a ação da nova cepa.

A OMS estima que a nova variante deve superar a delta nos lugares onde há transmissão comunitária.

Por outro lado, um estudo desenvolvido pela Agência Britânica de Segurança da Saúde apontou que a aplicação de uma dose de reforço contra a Covid restaurou significativamente a proteção contra sintomas leves provocados pela variante ômicron.

"Essas conclusões preliminares devem ser encaradas com cautela, mas indicam que alguns meses após a segunda dose de vacina há um risco maior de contrair a variante ômicron que a variante delta", disse Mary Ramsay, diretora de Imunização da agência britânica.

A agência britânica informou também que o risco de reinfecção com a variante é de 3 a 8 vezes mais alto.

Segundo a diretora, os dados sugerem que o risco de doença grave é significativamente reduzido após a vacina de reforço.

A análise apontou que, com uma dose de reforço da vacina Pfizer, o nível de proteção contra infecção sintomática subiu para 70% entre as pessoas que haviam inicialmente tomado a vacina AstraZeneca e para 75% entre as imunizadas com a Pfizer.

​Recorde de casos nos esportes

O campeonato inglês registrou 42 novos casos de Covid nesta segunda-feira (13), um recorde desde que os resultados dos testes começaram a ser publicados em maio de 2020, anunciou a Premier League.

Clube como Tottenham, Manchester United, Norwich e Aston Villa relataram vários casos positivos em seus elencos.

Ainda nesta segunda, a NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos, registrou 37 testes positivos para Covid, o maior número em um único dia desde o início da pandemia em março de 2020, reportou o canal esportivo ESPN.

No mesmo dia, a NBA adiou os próximos dois jogos do Chicago Bulls devido a infecções por Covid na equipe. Esta é a primeira vez na temporada 2021-2022 que a liga americana de basquete foi forçada a adiar jogos devido à pandemia.

Repique no Peru

O governo peruano alertou nesta segunda-feira (13) que o país enfrenta um repique da pandemia da Covid. O número de infecções e mortes dobrou no último mês.

O país já havia registrado um recorde de mortes nas ondas anteriores. Em maio, ao fazer a revisão do número de óbitos por Covid, o governo constatou um aumento de quase o triplo de mortes.

Na semana passada, o número diário de infecções subiu para 1.565, em média, após ter ficado em torno de 800 entre setembro e a primeira semana de novembro, de acordo com balanços oficiais. Além disso, as mortes aumentaram, em média, de 28 por dia no mês passado para 56.

Devido ao repique, o governo proibiu reuniões familiares e festas no Natal e no Ano Novo.

Lockdown na China e máscara na Califórnia

A província de Zhejiang, motor econômico da China, registrou nesta terça-feira (14) um foco de Covid e as autoridades anunciaram o confinamento de meio milhão de pessoas, assim como o fechamento de estabelecimentos comerciais em vários distritos.

A imprensa chinesa informou na segunda-feira que o país detectou o primeiro caso da variante ômicron na cidade de Tianjin (norte).

Nos últimos dias, alguns distritos de Ningbo, o principal porto de Zhejiang, e a cidade vizinha de Shaoxing também anunciaram a suspensão de algumas operações comerciais.

Várias empresas da capital provincial Hangzhou também suspenderam a produção. Centenas de voos com decolagem de Hangzhou também foram cancelados.

Nos EUA, as autoridades da Califórnia anunciaram na segunda (13) o restabelecimento do uso obrigatório de máscaras em locais públicos fechados para conter um repique de casos de Covid registrados no estado nas últimas semanas.

A medida, que entra em vigor na quarta (15), valerá para todas as pessoas, vacinadas ou não.

O secretário de Saúde da Califórnia, Mark Ghaly, justificou a decisão pela rápida progressão de casos de Covid, que tiveram um aumento de 47% desde o Dia de Ação de Graças, no fim de novembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.