Descrição de chapéu Coronavírus

Anvisa interrompe atividades de cruzeiro marítimo após surto de Covid

Foram confirmados 68 casos até o momento, e embarcação está atracada no Porto de Salvador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) interrompeu as atividades de um cruzeiro marítimo nesta quinta-feira (30) após um surto de Covid-19. O passeio tinha previsão para ser concluído em 3 de janeiro.

A embarcação Costa Diadema ficou atracada no Porto de Salvador. Foram confirmados 68 casos de Covid-19 até o momento, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

Foram autorizados a desembarcar em Salvador os viajantes que testaram positivo para Covid-19, que ficarão em isolamento em hotéis já disponibilizados pela operadora do cruzeiro. Moradores da capital baiana também puderam sair da embarcação.

Foram confirmados ao menos 68 casos de Covid-19 no cruzeiro Costa Diadema - Divulgação

"De acordo com os relatórios da embarcação, dentre os passageiros que testaram positivo para Covid-19 a grande maioria é assintomática, com apenas algumas pessoas com sintomas leves", disse em nota.

Até o momento, a confirmação de surtos de Covid em cruzeiros marítimos no Brasil não alterou os roteiros programados para a costa do país nesta temporada, informou nesta sexta-feira (31) a Clia Brasil, representante local da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros.

A medida foi adotada após a investigação epidemiológica conduzida pela agência reguladora e por técnicos das secretarias de saúde do governo da Bahia e do município de Salvador.

Segundo o plano de contingência, a embarcação poderá seguir, sob condição de restrições a bordo, para o Porto de Santos. Isso significa que todas as atividades não essenciais devem ser interrompidas.

Até que o desembarque completo dos viajantes ocorra no destino final em Santos, todos os embarcados devem reforçar a atenção quanto aos protocolos de redução do risco de transmissão da Covid-19.

A autorização para que o navio fosse redirecionado para o Porto de Santos ocorreu após avaliação das condições sanitárias da embarcação e levando em consideração o bem-estar dos viajantes, a fim de conduzi-los em condições de segurança sanitária ao seu destino final de desembarque.

Ao desembarcarem em Santos, todos os viajantes terão que ser testados. O monitoramento deve ser realizado pelos Cievs (Centros de Informações Estratégicas em Saúde).

Além desse navio, um outro atracou no porto de Santos (SP) para que 132 pessoas desembarcassem na quarta-feira (29). Fazem parte desse grupo 78 pessoas com casos confirmados da doença e 54 que tiveram contato com os casos positivos.

Os cruzeiros voltaram a navegar em 1° de novembro no Brasil após uma portaria do governo federal. Após essa autorização, a Anvisa aprovou um protocolo sanitário para a retomada das atividades.

Segundo protocolo da Anvisa, somente as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 podem embarcar no país. São válidas as vacinas que fazem parte do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e as que são reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além da vacinação, o uso de máscara é obrigatório a bordo e em terminais de passageiros. Dentro das embarcações o distanciamento entre os grupos de viajantes deve ser no mínimo de 1,5 metro.

Todos os dias, no mínimo 10% das pessoas que trabalham na embarcação e 10% dos passageiros têm que ser testados. Tripulantes devem ser testados com maior frequência, especialmente aqueles envolvidos em serviços de alimentação e os que possuem contato direto com os passageiros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.