Descrição de chapéu Coronavírus Textos liberados

Brasil registra 68 mortes por Covid em 24 h e mais de 4.000 casos

Pela segunda vez seguida a média de óbitos fica abaixo de 200 por dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil registrou 68 mortes por Covid e 4.623 casos da doença, neste domingo (5). Com isso, o país chegou a 615.674 vidas perdidas e a 22.140.599 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

Pelo segundo dia seguido a média de óbitos, que leva em conta os últimos sete dias, fica abaixo de 200 por dia, chegando a 194. A média de infecções é de 8.837 diárias.

Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins não registraram mortes ou não divulgaram os dados.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Sepultador, apoiando ambas as mãos em pá aparentemente fincada no chão, abaixa a cabeça no que aparenta ser um sinal de respeito
Sepultador durante enterro no Cemitério Vila Formosa, em São Paulo - 27.abr.2021 - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 16 estados e no Distrito Federal.​

O Brasil registrou 41.795 doses de vacinas contra Covid-19, neste domingo, de acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde. Como houve registro negativo de Piauí e Rondônia, foram identificadas -27.419 primeiras doses e 26.097 segundas doses. Além disso, foram registradas -62 doses únicas e 43.179 doses de reforço.

Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins não divulgaram informações sobre os imunizantes.

Ao todo, 159.611.326 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil —132.085.468 delas já receberam a segunda dose do imunizante. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 136.666.885 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.

Assim, o país já tem 74,82% da população com a 1ª dose e 64,07% dos brasileiros com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen. Considerando somente a população adulta, os valores são, respectivamente, de 98,47% e 84,31%​​.

Mesmo quem recebeu as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.